terça-feira, 3 de dezembro de 2024

RESPONSABILIDADE

 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos.” Lucas 15:11

Na cultura judaica, os primogênitos tinham direitos e deveres especiais. A maior parte da herança ficava com eles, mas o mais importante é que eles seriam os próximos líderes do clã. Tocariam os negócios da família e manteriam vivos os valores e as tradições da casa. 

Na parábola do filho pródigo, Jesus apresenta um pai que tinha dois filhos. Obviamente um deles era o primogênito, e o outro, o caçula. Um detalhe nessa história sempre me incomodou: a omissão do filho mais velho. Quando seu irmão pediu sua parte da herança com o plano de partir, o filho mais velho nada fez. De acordo com aquela cultura, ele devia ter falado com o caçula e pedido que não partisse. No entanto, ele simplesmente cruzou os braços. Talvez tivesse pensado: “Vou recuperar tudo o que ele levou, e a fazenda vai ser toda minha. Papai vai morrer um dia, e eu vou ser o dono de tudo.” Infelizmente há gente assim na igreja. Gente que não ama, que não cuida, que não pastoreia os irmãos, que não empreende esforços para mantê-los na casa do Pai. 

Se o irmão mais novo estivesse decidido a partir, mesmo com todos os apelos amorosos, o mais velho tinha que sair da casa do pai em busca do irmão, pois o caçula era um filho querido de seu pai. Por amor ao pai, ele tinha que ir buscar o mais novo onde quer que estivesse. Se ele tivesse feito uma dívida que não pudesse pagar, o filho mais velho devia entregar o valor exigido e trazer de volta o irmão. Se o filho mais novo tivesse cometido um crime e sido condenado à prisão, o mais velho devia falar com o juiz, dizendo: “Olhe, há um pai à espera desse filho. Ele precisa voltar para casa, pois, sem ele, o pai vai morrer. Então, para evitar que ele morra, deixe que meu irmão vá embora e que eu fique preso no lugar dele.” Se preciso fosse, devia dar a vida para que o irmão retornasse ao lar. 

Essa é a responsabilidade de um irmão mais velho espiritual também. Eu quero viver todos os meus dias na presença do Pai. Quero amá-Lo de verdade. Quero conhecer Seus sentimentos e sair de Sua presença pronto para buscar e salvar meus irmãos mais novos que precisam de resgate. Fui encontrado pela graça. Vou viver para promover novos encontros com ela. E você? Aceita o desafio? 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/responsabilidade-2/

Nenhum comentário: