quinta-feira, 21 de novembro de 2024

VOCÊS SÃO DAQUI DE BAIXO

Em nosso estudo de João até agora, vimos que o apóstolo mostra como Jesus é, de fato, o Messias prometido, a grande esperança pela qual o povo judeu ansiava. 

No entanto, muitos líderes religiosos eram os maiores inimigos de Jesus. Por quê? 

Leia João 8:12-30. Resuma a interação entre Jesus e esses líderes. Quais textos bíblicos ajudam a explicar por que muitas pessoas O rejeitaram? 

Jesus disse que aqueles homens não conheciam a Ele nem ao Pai (Jo 8:19). Eles deveriam conhecer ambos, mas enganavam a si mesmos. Estavam tão envolvidos em suas tradições e filosofias que mesmo tendo Jesus diante deles, fazendo tudo o que fez e dizendo o que disse, trazendo revelações poderosas do Pai, ainda assim O rejeitaram. 

Em segundo lugar, Jesus lhes disse: “Vocês são daqui de baixo” (Jo 8:23). Em outras palavras, por mais religiosos que fossem, eles não eram espirituais e piedosos. Tinham “aparência de piedade” (2Tm 3:5, NVI), mas não passava disso. Tinham piedade exterior, mas, internamente, eram incrédulos. 

Isso não era novidade. Deus havia dito que os israelitas O honravam apenas com “a sua boca e com os seus lábios, mas o seu coração” estava longe do Senhor (Is 29:13). Essa ideia foi repetida por Jesus séculos mais tarde, quando disse: “E em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos” (Mc 7:7). Os ensinos e mandamentos humanos daqueles líderes religiosos eram deste mundo, ao contrário de Jesus, que afirmou que não era deste mundo (Jo 8:23). Já era bastante ruim que estivessem enganando a si mesmos, mas a tragédia era agravada porque também desencaminhavam outras pessoas, embora, curiosamente, João tenha escrito que, como resultado da conversa descrita nesses versículos, “muitos creram” em Jesus (Jo 8:30). 

Assim, apesar da má liderança, muitos judeus conseguiram se livrar da influência deles e ver, por si próprios, quem era Jesus. 

Que lições você tira do diálogo de Jesus com os líderes religiosos? Como podemos ser “de cima” e não “de baixo”, e como saber a diferença entre ambos?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/cumprindo-as-profecias-do-antigo-testamento/#licaoQuinta

Nenhum comentário: