Meu filho, ouça o ensino de seu pai e não despreze a instrução de sua mãe. Porque serão um diadema de graça para a sua cabeça e colares para o seu pescoço. Provérbios 1:8, 9.
O livro de Provérbios é uma fonte de conhecimento para cada aspecto da vida, assim como para os assuntos relacionados à família. Ler suas mensagens é encontrar as mais valiosas pérolas de sabedoria. Nesse sentido, proponho algumas reflexões que provêm desse belo livro.
1. “Quem teme o Senhor tem forte amparo, e isso é refúgio para os Seus filhos” (Pv 14:26). Vivemos momentos de preocupação social, e nem sempre sabemos em quem depositar nossa confiança. Provérbios nos recomenda respeitar a Deus de maneira adequada, pois essa atitude traz proteção aos Seus filhos.
2. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15:1). A palavra carinhosa é capaz de demolir qualquer tensão. Nunca pensemos que o abuso verbal ou a palavra fora do tom contribuem para uma boa educação, porque não é assim. Exercitar a arte de falar adequadamente é uma prática que resolve muitas dificuldades.
3. “Corrija o seu filho, e você terá descanso; ele será um prazer para a sua alma” (Pv 29:17). Alguns pais pensam que devem ser apenas amigos dos filhos, e os filhos acabam sendo órfãos de pais vivos. A correção precisa ser aplicada de forma didática, inteligente e madura, mas é preciso aplicá-la. Afinal, os filhos precisam conhecer os limites da vida. Os filhos são muito mais felizes com uma boa orientação do que sem ela.
4. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17:22). A melhor atitude é a de ser positivo. Ter bom humor é uma dessas virtudes sobre as quais devemos falar mais em casa com nossos queridos. Existem famílias antipáticas que vivem de forma deprimida e doentia. Há famílias frívolas que vivem sob a ditadura das emoções descontroladas. E existem as famílias alegres e com bom humor equilibrado, o que é muito saudável.
Esses são apenas alguns refrões do belíssimo livro de Provérbios. Há muitos mais ali, e tudo com uma sabedoria prodigiosa. Leia o livro. Leia-o a sós, em seu culto pessoal. Leia-o em grupo, no culto familiar. Procure aplicar os pensamentos ali encontrados à sua vida diária. Procure vivê-los, pois eles foram escritos para isso.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/refroes-da-casa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário