quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

FALE A VERDADE

Ninguém faça declarações falsas. Êxodo 23:1

No final do semestre letivo do curso de Medicina, dois amigos iam muito bem nas provas e trabalhos, acumulando uma média geral entre 9 e 10 pontos. Faltava apenas uma avaliação final, mas a dupla estava tão confiante nas notas que resolveu passar um fim de semana festejando com amigos. 

A festa foi grande e a ressaca, maior ainda. Ambos dormiram tarde e chegaram atrasados à universidade na segunda-feira, dia da prova final. Em vez de tentar fazer o exame, a dupla procurou o professor com uma história inventada. Eles afirmaram que o carro teve um pneu furado e, para piorar, não tinha o estepe. Segundo eles, o conserto demorou muito tempo, e isso resultou no atraso para o teste. 

O professor considerou a história dos dois e concordou que daria uma segunda chance para fazerem a prova no dia seguinte. Ambos estudaram muito naquela noite e foram ao exame na hora marcada. O professor colocou ambos em salas separadas e entregou a prova. Quando começaram, perceberam que a primeira pergunta era uma questão fácil e valia 5 pontos. Animados, responderam e viraram a página. Na segunda página havia somente uma pergunta: “Qual dos quatro pneus furou?” A resposta valia 95 pontos. Como era de se esperar, ambos colocaram respostas diferentes. Naquele dia, os alunos concluíram que a mentira não vale a pena. 

Mentir significa inventar uma verdade que não existe. Como crianças que constroem os seus castelinhos de areia à beira-mar, os mentirosos criam uma realidade que não se baseia em nenhum outro fato a não ser na sua própria criatividade. Mais cedo ou mais tarde, as ondas da verdade absoluta derrubarão os arenosos muros da falsidade. É por isso que “a mentira tem pernas curtas”: ela não costuma ir muito longe. 

Analise esta citação: “Chegará o dia em que tudo será revelado em sua verdadeira luz diante dos anjos e dos seres humanos. Assim como o artista reproduz no bronze as características do rosto humano, assim os caracteres são transferidos aos livros celestiais. […] No Juízo, cada pessoa será revelada como é” (Ellen G. White, A Verdade Sobre os Anjos, p. 180 [292]). 

Com base nisso, fica a dica: qualquer que seja a circunstância, fale apenas a verdade. Sua recompensa virá do Céu. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/fale-a-verdade/

Nenhum comentário: