Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1
De tempos em tempos, precisamos fazer uma avaliação de nossa vida pessoal, de nossas realizações e de nossa relação com Deus e com nossos semelhantes. Avaliar é determinar o valor de algo. Não é um ato agradável, porque não gostamos de nos defrontar com nossos erros, mas é necessário para conhecer os pontos fracos, de modo que haja crescimento.
Avaliar é olhar para trás e aprender com o que passou. Uma avaliação evidenciará aspectos negativos, que servirão para nos conscientizar de que deve haver mudanças se queremos resultados mais promissores. Archibald Mac Leish disse: “Só há uma coisa mais dolorosa que aprender com a experiência. É não aprender com a experiência.” Mas o que você deve fazer quando detectar falhas? Sugiro algumas atitudes:
Assuma seus erros. Significa que você é mais sábio hoje do que no passado.
Não guarde ressentimento de outra pessoa envolvida no processo. Alguém foi indiferente com você? Alguém o magoou, desprezou ou não o respeitou? Não guarde mágoa nem rancor. Malachy McCourt afirmou que “guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”.
Não desista. Recomece. Henry Ford declarou que “fracassar é a oportunidade de começar de novo, mais inteligentemente”. É necessário encarar cada fracasso como derrota temporária, ao invés de fiasco permanente.
Lembre-se de que Deus pode transformar maldições em bênçãos. Ele pode até usar as coisas ruins que nos acontecem para nosso bem. Confie na promessa de “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28).
Por mais dolorosa que seja, uma avaliação honesta da realidade é a única maneira de avançar em direção à vitória. Ela vai mostrar a dimensão dos problemas que precisam ser superados e revelará quais passos precisam ser dados rumo ao objetivo proposto.
Hoje, avalie sua vida com as atitudes corretas, tendo a Palavra de Deus como parâmetro de suas avaliações. Corrija a rota a tempo e você chegará ao destino seguro.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/tempo-de-avaliar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário