quinta-feira, 28 de setembro de 2023

TECIDO PARA O CORAÇÃO

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. 2 Timóteo 3:16

Desde criança, sempre gostei de conhecer a etimologia das palavras, ou seja, saber a origem e a história delas. A palavra “texto”, por exemplo, vem do latim texere, que significa “tecer”. Por volta do século 14, a evolução semântica do termo adquiriu o sentido de “tecelagem ou estruturação de palavras”, e o termo passou a ser usado em inglês, proveniente do francês texte

Tanto a confecção de um tecido quanto a de um texto exigem paciência, organização e habilidade. Cada palavra é como se fosse um fio que se entrelaça a outro, formando um conjunto verbal coeso. Da união de uma multiplicidade de linhas podemos fazer infinitas combinações, costuras e diferentes estampas. 

Sob esse ponto de vista, a Bíblia é um “tecido” único, pois foi inspirada por Deus. Ele escolheu pessoas e as capacitou para confeccionar Sua Palavra em sotaque humano. O apóstolo Pedro escreveu: “Nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1:20, 21). 

Por trás do exuberante tecido das Escrituras, vemos a mão de Deus guiando todo o processo, desde a capacitação do profeta para registrar a revelação divina até o cuidado em preservar o texto sagrado ao longo dos séculos. É a direção do Espírito Santo que garante a coesão teológica das Escrituras. Se adotamos o princípio de que a Bíblia é a sua própria intérprete e de que uma passagem lança luz sobre outra passagem, percebemos que o texto inspirado se harmoniza de forma extraordinária. 

Como você tem utilizado esse “tecido” santo? A Bíblia tem aquecido o seu coração nos dias frios? Você já encontrou paz e alegria nessa malha produzida no tear de Deus? Você faz das Escrituras sua roupa predileta ou a esconde no canto do seu “guarda-roupa”? 

Oro para que a Bíblia seja o seu livro de cabeceira, o seu vade-mécum. Faça dela sua melhor companhia diária. Essa “roupa” protegerá você dos ataques do inimigo, pois ela é também o traje preparado pelo Alfaiate celestial para as bodas do Cordeiro (Mt 22:1-14). 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/tecido-para-o-coracao/

Nenhum comentário: