quinta-feira, 22 de junho de 2023

O PRÊMIO DA PAZ

Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. João 14:27

O Prêmio Nobel foi criado em 1901 pelo sueco Alfred Nobel e tem como objetivo reconhecer as pessoas que contribuíram para a manutenção da paz no mundo. Todos os anos, no dia 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega, os escolhidos recebem uma medalha, um diploma e uma quantia de 1,1 milhão de dólares. Até 2021, o Nobel da Paz foi concedido a 109 pessoas e 25 organizações. 

A paquistanesa Malala Yousafzai foi a pessoa mais jovem na história a ganhar o Nobel da Paz. Com apenas 17 anos, ela foi homenageada por seus anos de luta pelo direito das meninas à educação no Paquistão. 

Em 1973, um homem chamado Le Duc Tho, um político do Vietnã, ganhou o prêmio, mas recusou. Ele foi um dos grandes responsáveis pelo cessar-fogo dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O motivo da recusa foi devido à continuação da guerra entre o Vietnã do Sul e do Norte. 

Em 2010, o ativista chinês Liu Xiaobo também ganhou o Nobel da Paz, mas sua ida à premiação foi vetada porque ele estava preso. Líderes chineses o acusaram de subverter a ordem no país e o mantiveram detido durante vários anos até a sua morte em 2017. 

Há ainda outros detalhes pouco explorados na história do Prêmio Nobel que mostram o lado reverso dessa homenagem. Você sabia que, em 1944, Adolf Hitler estava entre os mais de 200 indicados? É claro que ele não foi escolhido, mas teve lugar entre os honrosos concorrentes! 

Além dele, a biografia do próprio criador do prêmio conserva um paradoxo interessante. Alfred era engenheiro químico e, ao longo de sua vida, desenvolveu vários artefatos destrutivos como, por exemplo, a dinamite. Alguns estudiosos sugerem que a criação do prêmio foi uma maneira de compensar o que ele mesmo inventou. Ele sabia que precisaria de pessoas para neutralizar os conflitos. 

Infelizmente, a paz virou um artigo de luxo em nosso mundo. Aqui há mais guerra do que trégua. Se o valor gasto nas guerras fosse transformado em ouro, poderíamos circundar o globo com um cinturão de mais de 156 quilômetros de largura. 

Por que é tão difícil alcançar a paz? É porque buscamos na fonte errada. A única paz que satisfaz a alma se encontra em Jesus. “Ele é a nossa paz” (Ef 2:14).

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-premio-da-paz/

Nenhum comentário: