Escutem, povo de Judá e moradores de Jerusalém! Creiam no Senhor, seu Deus, e vocês estarão seguros; creiam nos profetas do Senhor e vocês serão bem-sucedidos. 2 Crônicas 20:20
Há na Bíblia exemplos de como Deus orientou Seu povo por meio do dom profético e como a atitude deles para com o dom determinou o destino deles. Hoje relembraremos dois desses exemplos: um negativo e outro positivo. Eles se referem aos reis Acabe e Josafá, que foram contemporâneos. O relato dessas experiências está no Segundo Livro das Crônicas.
O capítulo 18 conta como Acabe, rei de Israel, reuniu seu exército e se preparou para atacar os habitantes de Ramote-Gileade. Josafá, rei de Judá, que o auxiliaria nessa guerra, sugeriu que primeiro consultassem a Deus. Por ordem de Acabe, rapidamente se apresentaram 400 profetas, que predisseram a vitória. Porém, Josafá insistiu em que consultassem um profeta do Senhor. Com muita relutância, Acabe convocou o profeta Micaías, o qual anunciou que, se Acabe fosse à guerra, este seria morto. Mas Acabe não aceitou ser guiado pelo dom de profecia. Como resultado, perdeu a peleja e a vida.
Em outra situação, Jerusalém foi ameaçada por um grande exército que marchava em sua direção. Mas o rei Josafá, em aflição, marcou um jejum nacional e convocou o povo a clamar ao Senhor por livramento (2Cr 20:3, 4). O Senhor ouviu seu clamor e deu a eles uma mensagem de conforto e orientação por meio do dom profético concedido a um levita chamado Jaaziel. No dia seguinte, eles deveriam sair em direção aos inimigos com a confiança de não ter que lutar, mas apenas observar o salvamento que Deus proveria.
Confiantes, os judeus obedeceram. Eles foram cantando e louvando, e o Senhor causou uma confusão entre os inimigos. Estes se destruíram uns aos outros, e o povo de Deus voltou com alegria e com muitos despojos. Referindo-se a esse evento, o rei Josafá declarou: “Escutem, povo de Judá e moradores de Jerusalém! Creiam no Senhor, seu Deus, e vocês estarão seguros; creiam nos profetas do Senhor e vocês serão bem-sucedidos” (v. 20). Assim, o rei Josafá foi protegido, com todo o seu povo, porque confiou plenamente no dom profético.
Esses relatos estão na Bíblia para nosso proveito. Confiemos na orientação que Deus nos dá por meio do dom de profecia.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/atitudes-opostas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário