segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

A OUSADIA DOS DISCRETOS

 A lagartixa […] se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis. Provérbios 30:28

Se eu perguntar qual é o seu animal de estimação, talvez você mencione alguma destas opções: cachorro, gato, peixe ou pássaro. Ninguém em sã consciência diria: “Tenho uma lagartixa.” Porém, precisamos admitir que a lagartixa é um dos animais domésticos mais comuns do mundo, pois ela consegue entrar na sala, no quarto ou banheiro de qualquer casa sem pedir permissão. 

A lagartixa pertence à família dos geconídeos, que são répteis escamados da subordem dos lagartos. Entre os biólogos, elas recebem carinhosamente o nome de geco. As lagartixas vivem em climas temperados e apreciam lugares úmidos, como o banheiro, por exemplo. Há quem goste desses pequenos animais. Porém, eu sei que existem pessoas que têm pavor só de pensar nelas. Você é assim? 

A lagartixa não faz mal algum para os seres humanos. Na verdade, ela é uma grande amiga, porque atua no combate a várias pragas domésticas, como aranhas, escorpiões, baratas e, é claro, mosquitos, que é o seu cardápio predileto. Com agilidade única e contando com a sua incrível discrição, a lagartixa é capaz até de se desprender da sua cauda como mecanismo de defesa. Com minúsculas cerdas presentes na ponta dos dedos, ela entra pelas janelas e portas da nossa casa, algo que cachorros e gatos “sonham” em fazer. 

A ousadia das lagartixas chamou a atenção do sábio Agur em Provérbios 30. Elas conseguem entrar em lugares praticamente inacessíveis, como no palácio dos reis, por exemplo. Aonde a maioria não chega, a pequena lagartixa vai. 

Quando leio as histórias bíblicas, percebo que a ousadia também é necessária para chegarmos à presença do Rei do Universo. No contexto espiritual, essa característica se traduz como fé. Foi assim com a mulher do fluxo de sangue, com Bartimeu e tantos outros personagens bíblicos. Em todos os casos, vemos que a fé é a ligação entre o fraco e o Todo-Poderoso. 

Você se considera pequeno? Não se desespere. Com ousadia, você pode entrar no palácio do Rei dos reis e encontrar a resposta de que tanto precisa. Em Hebreus 4:16, lemos: “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-ousadia-dos-discretos/

Nenhum comentário: