quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

DESPEDIDAS E NOVOS COMEÇOS

 Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês”, diz o SENHOR. “São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.” Jeremias 29:11

Despedidas são difíceis e todas nós já passamos por elas. Choramos e ficamos com o coração partido.

Recentemente perdi meu cachorro, Jordan. Sua morte trouxe à tona todas as perdas que sofri na vida. Durante meu momento de oração um dia desses, percebi que a Bíblia era repleta de despedidas, começando com Adão e Eva. Imagine a dor, a tristeza profunda e o sofrimento no coração, tanto de Deus como de Seus dois filhos errantes. Depois teve o caso de Caim. Ele foi mandado embora depois de matar seu irmão. Um filho fugindo do único lugar o qual considerava seu lar; um pai e uma mãe lamentando a morte de um filho e a perda do outro. Sem dúvida, essas despedidas causaram um choro de partir o coração.

Pensei sobre Noé. Tudo o que ele conhecia tinha desaparecido. Depois vêm Isaque e Rebeca, Jacó e Esaú, a família despedaçada pelo engano. José — o ciúme o separou de seu pai e seus irmãos. Moisés fugiu do Egito, temendo por sua vida. A jovem Ester foi arrancada do lar e colocada em um mundo pagão. As viúvas Rute e Noemi foram em busca de uma nova vida após terem perdido tanto, e Daniel, levado cativo, teve que servir um rei estrangeiro.

Dizer adeus a amigos e pessoas queridas é doloroso. Consegui me identificar com a dor encontrada nessas histórias, mas o que eu percebi é que, a cada fim, há um novo começo. Enquanto lamentava as perdas na minha vida, eu não conseguia ver os novos começos, mas eles estavam sempre lá.

Até o Novo Testamento é repleto de despedidas, mas aquela encontrada em Lucas 24:51 teve o maior impacto de todos. Jesus disse aos discípulos que, apesar de estar indo embora, Ele estava preparando um lugar para eles, e um dia eles iriam estar juntos novamente (ver Jo 14:2). Esta é a promessa e a esperança às quais eu me apego. Elas têm me ajudado a lidar com as várias perdas na minha vida.

O futuro do qual se fala aqui é para vivermos para sempre, e a esperança é o breve retorno de Jesus. Ele acolherá para Si todos, os tristes, os solitários, os deprimidos, os doentes e toda a multidão que O aguarda. Ele enxugará nossas lágrimas. Não haverá mais adeus. Esse novo começo durará para sempre!

Kathleen Sowards

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/despedidas-e-novos-comecos/

Nenhum comentário: