segunda-feira, 13 de junho de 2022

POR QUE OS JOVENS PERMANECEM NA IGREJA?

 Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.” João 6:68

Tenho acompanhado muitos sermões, artigos e pesquisas que se debruçam na difícil tarefa de responder à pergunta: “Por que os jovens saem da igreja?” As respostas são interessantes. “A igreja não se importa, não promove eventos, não dá espaço aos jovens, os caminhos do mundo são atraentes, a tentação é forte demais”, entre outras sugestões. Tudo isso tem alguma conexão com a verdade, mas não explica tudo. Há outro lado nessa moeda.

Para ter um panorama mais real, seria bom perguntar também por que muitos jovens escolhem permanecer na igreja. Nem todos estão saindo. Além disso, muitos resolvem deixar o mundo e seguir a Cristo. O que os motiva?

É um fato que grande parte das pessoas que abandonam a igreja está na faixa etária entre 16 e 19 anos. Mesmo assim, a maioria dos membros da Igreja Adventista é jovem. Isso quer dizer que muitos jovens têm preferido permanecer na igreja, voltar para ela e muitos têm se convertido.

Sem dúvida, uma causa determinante para a permanência de jovens na igreja são as escolhas que eles mesmos fazem como indivíduos. Nesse cenário, a comunhão pessoal é determinante. Igrejas com altas taxas de retenção de jovens têm um programa ativo de estímulo a práticas devocionais. Iniciativas que estimulam a comunhão e uma experiência genuína e autêntica com Deus ajudam os jovens a prosseguir na caminhada cristã.

Outro aspecto fundamental é a solidez doutrinária da Igreja Adventista. Comunidades que privilegiam o estudo profundo da Bíblia promovem oportunidades para que os jovens solidifiquem a fé e desejem permanecer ligados ao corpo de Cristo.

Os relacionamentos também desempenham um papel decisivo. Jovens que têm amigos na igreja tendem a permanecer mais firmes na fé. A amizade permite que a comunhão com Deus e os conhecimentos doutrinários sejam ecoados em outras pessoas. Além disso, sentir-se parte de um grupo e se identificar com ideais comuns funciona como uma liga que nos prende a Cristo e à igreja.

Permanecer na igreja é antes de tudo um sinal de permanência em Jesus. Para que isso seja uma realidade para você, tenha uma vida de comunhão, conheça profundamente as doutrinas que abraçou e mantenha relacionamentos verdadeiros na igreja. Esses fatores vão ajudar a ligar você a Deus e à Sua igreja.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/por-que-os-jovens-permanecem-na-igreja/

Nenhum comentário: