sexta-feira, 15 de abril de 2022

PEGOS DE SURPRESA

 Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! Mateus 25:13

No dia 3 de julho de 2019, dois turistas foram pegos de surpresa. Um brasileiro e um italiano visitavam uma ilha ao norte da Sicília, na Itália, região do vulcão Stromboli. Embora seja pequeno, esse vulcão é considerado um dos mais ativos do mundo. Aquela deveria ser apenas mais uma expedição. O dia estava perfeito para uma boa escalada. O céu limpo, sem vento e sem sinal de tempestade. A dupla escalava a montanha com o objetivo de chegar ao topo e descer para o fundo da adormecida cratera. Em determinado momento da caminhada, enquanto um deles filmava, o barulho de uma pequena explosão chamou a atenção.

Em um dos pontos da cratera, começou a sair fumaça. O que no início parecia apenas um desabamento de rochas, na verdade era uma erupção vulcânica repentina. Não deu tempo de os centros de monitoramento emitirem sinais de alerta. Os minutos seguintes foram de puro pânico. Que terrível coincidência! Em poucos segundos, o vulcão lançou cinzas que atingiram quilômetros de altura. A cada rajada de lava expelida no ar, a nuvem de fumaça ficava maior e mais perigosa. Em pouco tempo, a lava vermelha começou a descer montanha abaixo em direção à pequena vila de Ginostra. Infelizmente, um dos turistas acabou perdendo a vida na montanha; o outro sobreviveu e relatou tudo o que ocorrera.

Essa história ilustra o cenário do fim dos tempos. Embora diversos sinais anunciem o breve retorno de Jesus, o dia desse grande evento continua no segredo de Deus. Aliás, não apenas o dia da volta de Jesus é desconhecido, mas também o dia da morte de cada pessoa. Isso quer dizer que necessitamos de vigilância redobrada. Vigiar é necessário para evitar que não sejamos pegos de surpresa e venhamos a perecer. Isso é algo muito sério, pois nada no mundo, de fato, é previsível. O mal sempre anda à procura de uma oportunidade para nos surpreender.

O conselho sábio e prudente da Palavra de Deus é: “vigie”. Não sabemos quando a cobiça poderá nos trair, nem quando o coração tentará nos iludir, ou mesmo quando alguém procurará nos enganar. O futuro é desconhecido, mas Deus é o Senhor da história. Não é porque o mundo parece desgovernado que Deus não está no controle. Confie Nele e faça sua parte.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/pegos-de-surpresa/

Nenhum comentário: