Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus. Filipenses 2:4, 5
Era fim de ano. Eu passava uns dias com meu marido em sua terra natal. Pegamos o molho de chaves para entrar na casa velha do sítio de onde sairíamos para o mato. Tentamos uma por uma. A porta não abria.
Queríamos entrar na casa e testamos outra vez cada chave, até descobrirmos que a chave certa não estava naquele molho.
Abrimos uma janela, e pulei para dentro da casa. Mas nenhuma chave abria a porta interna. Só conseguimos entrar mais tarde, quando minha sogra trouxe a chave certa.
Quantas portas trancadas você vem tentando abrir sem sucesso? Já parou para pensar que talvez esteja com as chaves erradas na mão? Não adianta insistir em abrir a porta com essas chaves. Ela nunca vai abrir.
Relacionar-se bem é uma porta que exige as chaves corretas. Mesmo ao lidar com pessoas difíceis é possível usando as chaves certas. Às vezes reagimos demais diante de suas atitudes imaturas, injustas e precipitadas, e colecionamos chaves erradas para resolver impasses relacionais. Algumas delas são vingança, resposta ríspida, arrogância, ressentimento, maledicência, ira acumulada.
Se usarmos a chave da empatia e da compreensão, descobriremos que elas são pessoas que precisam de compaixão. Às vezes serão necessárias as chaves dos limites, do silêncio, do perdão, do afastamento, da paciência, do confronto assertivo.
Chaves certas nos ensinam que melhor é dar do que receber; que sai mais barato para as emoções ser um ofendido resolvido do que um ofensor inflexível; que às vezes precisamos dizer “não”; que é melhor deixar o tempo curar feridas do que reagir com eterno sofrimento; e que dormir com tranquilidade vale mais do que ter dinheiro ou razão.
Acima de todas elas, precisamos da chave do amor. Mas ninguém nasce sabendo usá-la. A menos que tomemos posse da natureza divina, passaremos a vida insistindo em usar a chave do egoísmo e experimentando apenas decepções.
Você tem perdido tempo com chaves erradas? Aprenda a depender Daquele que ensina diariamente a rever chaves inúteis e a trocá-las por outras que realmente funcionem e tragam satisfação.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-chave-certa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário