Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará. Tiago 4:10
Há algumas situações na Bíblia que parecem distantes de nossa realidade, mas se analisarmos o princípio por trás delas, perceberemos que o assunto é bem atual, e as soluções podem se aplicar a nós. Por exemplo, sabemos que Deus é onisciente e conhece o fim desde o princípio. Se Deus sabia que Saul se tornaria um péssimo rei, injusto, perseguidor e cometeria suicídio, por que Ele orientou o profeta Samuel a ungi-lo como o primeiro rei de Israel?
Hoje, essa cena se repete com mais frequência do que imaginamos. Pessoas boas, cristãs e bem-educadas crescem em responsabilidade e poder. De repente, revelam uma vida que não combina com o cargo espiritual que ocupam. Revelam-se mal-intencionadas, egoístas, ciumentas, abusam do poder e denigrem a imagem do cristianismo. Como pode?
Provavelmente, a história de Saul possa explicar esses casos. Israel havia pedido um rei ao Senhor. Isso entristeceu o profeta Samuel. O próprio Deus Se sentiu rejeitado. Mas o que o Senhor fez? Atendeu ao pedido do povo e deu orientações a Samuel para ungir Saul. Por quê? A questão é que naquele momento Saul era o melhor homem para o cargo, por isso Deus o escolheu. Ele não era mau caráter. Saul era bom. Por isso foi ungido. Mas não basta ser bom e confiar em Deus por um período apenas. É preciso ter constância. Qualquer pessoa que vive e depende de Deus tem que se manter em contato com Ele para que sua vida seja uma bênção. Não foi isso o que aconteceu com Saul. O poder subiu à cabeça. Ele se orgulhou por ser o escolhido de Deus. Sentiu-se o melhor e passou a confiar mais em si do que no Senhor. Quantas lições podemos aprender com essa história?
Deus tem um plano para você, mas o plano só vai dar certo se você depender Dele 100% e confiar Nele o tempo todo. Não é porque foi escolhido para um cargo que você é o tal e pode agir por conta própria. Deus sabe o fim de todas as coisas, mas quem escolhe o fim é você. Pode ser um sucesso completo começar com Deus, continuar e terminar ao lado Dele. Apego e submissão a Ele são a fórmula do sucesso.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/constancia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário