O SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. Gênesis 11:5
Depois que a arca repousou no Ararat, os descendentes de Noé ficaram nos seus arredores. E cresceram em número e na descrença. Os incrédulos, incomodados pelo estilo de vida e crenças dos familiares fiéis a Deus, dirigiram-se à planície de Sinear, nas margens do Eufrates, para edificar uma cidade e uma torre alta.
Eles contrariavam o plano divino de se espalhar. Os construtores queriam se unir e fundar uma monarquia abrangendo a Terra. Sua cidade seria a metrópole de um império universal que os tornaria ilustres e reconhecidos no mundo. A torre seria o monumento de seu poder e sabedoria.
Incrédulos e zombadores, eles não acreditavam no concerto de Deus; muitos O negavam e atribuíam o dilúvio a causas naturais. Outros acreditavam em Deus, mas se rebelaram, como Caim. A torre lhes garantiria segurança, caso viesse outro dilúvio.
E a torre de autossuficiência e afronta ao Todo-Poderoso alcançou altura maior do que a atingida pelas águas do dilúvio, exaltando o orgulho dos arquitetos e engenheiros, excluindo a Deus.
Quando parte dela se completara, alguns se mudaram para lá; e, em outros espaços bem decorados, fizeram templos pagãos.
Deus interrompeu a obra, interferindo no telefone sem fio humano, pelo qual a comunicação da obra ocorria. O trabalho parou e virou uma grande confusão. Raios do céu caíram, quebrando a parte superior da torre, lançando-a ao solo.
Aqueles que se entendiam uniram-se em grupos, espalhando-se.
Os construtores de Babel tinham murmurado contra os atos de justiça divinos, mas se submeteram a Satanás, sacrificando os próprios filhos sobre os altares de seus deuses, tornando-se opressores, violentos e brutos.
Deus frustrou seu propósito, transformando o memorial de sua ousadia em um memorial de vergonha, derrota e loucura.
Há edificadores de torres de autossuficiência hoje, não apenas quando louvamos a Ciência em detrimento da Palavra de Deus, mas quando professos cristãos superestimam a vontade própria em detrimento da vontade de Deus.
Você tem construído alguma torre de autossuficiência? Destrua esse monumento do egoísmo, enquanto há tempo. Torres de autossuficiência não levam a lugar nenhum.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/torres-de-autossuficiencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário