terça-feira, 15 de junho de 2021

JOIO OU TRIGO?

Tudo o que não provém de fé é pecado. Romanos 14:23

No passado, era comum entre os filósofos elaborar listas de virtudes, incentivá-las e exaltá-las. No entanto, o pensamento filosófico amadureceu para reconhecer que o desequilíbrio em relação às virtudes pode gerar problemas. Por exemplo, ter coragem é importante, mas é preciso tê-la na medida certa, caso contrário, será interpretada como presunção. O senso de justiça pode tornar alguém inflexível, implacável e até mesmo vingativo. O descanso pode se confundir com a ociosidade; a paciência com a comodidade; a liberdade com a libertinagem; a perseverança com a teimosia; e a convicção com a obstinação.

O cristão, por exemplo, vive no mundo, mas não deve ser mundano. Certa vez, Jesus contou a parábola do joio e do trigo (Mt 13:24-30). Essa ilustração nos ajuda a entender que nem sempre conseguimos distinguir os bons dos maus cristãos, fiéis de infiéis. Antes de pensar em avaliar outras pessoas, devemos nos perguntar: Somos joio ou trigo? Cristãos verdadeiros ou falsos?

O assunto é importante e amplamente discutido na Bíblia. O profeta Isaías alertou: “Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo!” (Is 5:20). Para evitar essa condição, o apóstolo Paulo recomenda: “Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gl 5:16). Quem vive pelo Espírito ouve a voz do Senhor dizendo: “Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o’” (Is 30:21).

Assim, nossas ações e decisões só serão virtuosas quando forem guiadas pelo Espírito de Deus; quando refletirem a orientação divina. Em alguns momentos teremos que nos calar; em outros, falar. Às vezes teremos que tomar atitudes firmes; em outros momentos, atitudes suaves. Dessa maneira, cabe a nós unir dois elementos importantes em nosso procedimento: a consciência de nosso chamado à salvação e a certeza de reconhecer a voz de Deus. Assim como Pedro e João, você pode não ter dinheiro, mas ser rico do poder de Deus. Que essa seja sua prioridade hoje.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/joio-ou-trigo/

Nenhum comentário: