Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
“Quando se fala de Cristo como um [...] Sumo Sacerdote, não é inadequado acrescentar que Ele é nosso único Sacerdote. Ele tem um relacionamento exclusivo com Deus: Ele e nenhum outro pode nos representar. Os sacerdotes da época do Antigo Testamento atuavam como tipos do verdadeiro Sacerdote vindouro. Os apóstolos e ministros da época do Novo Testamento nunca foram chamados de sacerdotes, nem desempenharam funções sacerdotais. Existe apenas um Mediador entre Deus e os homens.
“A primeira grande função de um sacerdote era oferecer sacrifícios, ‘fazer propiciação pelos pecados do povo’ (Hb 2:17). [...] O único sacrifício perfeito que [Deus] ofereceu foi a Si mesmo.
“Sua oferta de Si mesmo foi um ato voluntário. Ele deu a vida por vontade própria. [...] (Jo 10:18). Ele Se tornou ‘o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!’ (Jo 1:29), ‘um Cordeiro sem defeito e sem mácula’ (1Pe 1:19). Ele Se fez ‘oferta pelo pecado’ (Is 53:10). [...] “Cristo então ocupou o duplo papel de ofertante e oferta, de Sacerdote e oblação. A oferta sacrifical de Si mesmo como vítima no altar foi um único ato de uma vez por todas ‘para sempre’” (Hb 10:10, 12; 9:26; Walter F. Specht, “Christ’s Session, Enthronement, and Mediatorial and Intercessory Ministry”, The Sanctuary and the Atonement: Biblical, Historical, and Theological Studies, [“Estabelecimento, Entronização e Ministério Mediador e Intercessor de Cristo”, O Santuário e a Expiação: Estudos Bíblicos, Históricos e Teológicos], p. 344, 345).
Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/o-santuario-da-nova-alianca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário