sexta-feira, 4 de junho de 2021

FONTES DA VIRTUDES

 O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Romanos 12:9, 10

Quando avaliamos nosso crescimento espiritual, geralmente o fazemos com base nas virtudes cristãs que gostaríamos de demonstrar. Paciência, temperança, coragem, perseverança, fé, domínio próprio, justiça, paz e esperança são algumas das qualidades que apreciamos e desejamos.

Todo verdadeiro cristão é uma pessoa virtuosa, mas nem toda pessoa virtuosa é verdadeiramente cristã. O que faz a diferença é a motivação por trás das atitudes. Em essência, o amor abnegado deve ser o combustível que nos impulsiona a agir da maneira correta.

A maturidade na vida espiritual se revela por meio das virtudes, mas não podemos nos esquecer de que o amor é a maior de todas elas: “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito” (Cl 3:14). O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 13, citou três grandes virtudes e exaltou o amor como a principal: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (1Co 13:13). A fé é uma virtude cristã que nos conecta a Deus e a esperança nos dá motivos para viver, mas o amor é “um caminho ainda mais excelente” (1Co 12:31, ARC). Ele é o fundamento das outras qualidades. Nenhuma boa ação faz sentido ou tem valor sem a motivação do amor divino atuando em nós.

Para todo aquele que é nascido do Espírito, as virtudes cristãs não são resultado de uma boa educação, força de vontade ou persistência, embora esses elementos façam parte do processo do crescimento cristão e sejam usadas por Deus como instrumentos para nossa santificação. As virtudes do Espírito são frutos do amor de Cristo agindo e transformando nossa vida.

Isso não quer dizer que não devamos nos esforçar nesse processo. Para crescer espiritualmente, precisamos buscar a Deus incessantemente. Então, se você deseja ser um cristão mais virtuoso, busque o amor de Cristo. A todos que Lhe abrem a porta, Ele concede amor liberalmente. Quando reconhecemos que somos amados por Deus, transbordamos Seu amor e as demais virtudes a todos ao redor.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/fonte-das-virtudes/

Nenhum comentário: