Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso? Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade. Jó 12:7-10
Certo dia, uma menininha, passeando no parque, virou para a mãe e disse: “Mamãe, coitadinho daquele passarinho. Ele não tem nenhuma gaiola!” Essa frase ironiza bem a crença de que a humanidade é tão soberana que é capaz de inverter a ordem natural das coisas!
Na criação, “o Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gn 2:15). O texto evidencia que existe interdependência entre a humanidade e a natureza. De fato, os animais precisam de nosso cuidado e, ao mesmo tempo, nos beneficiam de diversas maneiras, até psicologicamente. Por exemplo, estudos indicam que crianças que têm animais de estimação lidam melhor com os sentimentos de outras pessoas e com as próprias emoções. Assim, o contato com a natureza diminui nosso nível de estresse e isolamento, estimula a prática de atividade física, promove interação com outras pessoas e nos ajuda a compreender melhor o poder criativo de Deus.
O respeito, o cuidado e o contato frequente com parques, lagoas, rios, montanhas, bosques e animais nos ensinam lições preciosas que somente a natureza pode nos oferecer. A contemplação da criação divina nos mostra algo muito necessário em nossos dias: o ritmo da paciência. A sensibilidade, quietude, tranquilidade e paciência que encontramos na natureza nos ajudam a desenvolver a fé e a ouvir a voz de Deus. O que é comum na natureza é o equilíbrio, a harmonia e o serviço. O Senhor quer filhos equilibrados, saudáveis e abnegados; por isso nos criou e nos colocou no meio de um jardim. Respeite, portanto, a criação divina em todas as suas formas. Peça a Deus para ajudá-lo a compreender as lições espirituais que você precisa e que, somente em contato com a natureza, poderá aprender.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/aprenda-com-a-natureza/
Nenhum comentário:
Postar um comentário