segunda-feira, 21 de junho de 2021

DILIGÊNCIA

 O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força. Eclesiastes 9:10

Dizemos que uma pessoa é diligente quando é cuidadosa, exata e rápida para fazer seu trabalho.

Se quisermos que uma tarefa saia bem-feita, devemos concentrar a atenção no que estamos fazendo. Se nos distrairmos demais, o trabalho pode atrasar ou não terminar bem.

Já aconteceu de você começar um trabalho com entusiasmo, mas ficar cansada dele e ir atrás de outra coisa para fazer antes de terminá-lo? Já se pegou começando várias coisas e, no fim do dia, se  sentiu frustrada por não ter terminado nenhuma delas? Às vezes fazemos isso quando temos tarefas desafiadoras.

Nesta era de tecnologias, é comum as pessoas começarem um trabalho e se distraírem em redes de relacionamento, sites, etc., perdendo a concentração no que faziam ou levando mais tempo do que deveriam nas tarefas.

Permitir essas distrações acaba nos acostumando a nunca terminar o que começamos. Ao contrário de diligência, fazer isso é negligência do dever. É preciso empenho e dedicação para começar e terminar bem cada coisa que nos vêm à mão. Ver bem terminada uma tarefa dá uma sensação agradável e é um estímulo para realizar outras tarefas maiores.

As mulheres que aprenderam a lição da diligência terão mais êxito no que fizerem do que as distraídas demais. Mesmo que a tarefa seja desagradável, se ela é necessária, precisamos nos empenhar nela e concluí-la, sem desanimar.

Ser diligente é tomar iniciativas; não ficar esperando que os outros façam tudo por nós. Infelizmente há mulheres que desde pequenas só aprenderam a ser servidas, não se preocupando em servir os outros. E continuam dependendo dos outros. Não sabem fazer nada por si próprias. E, quando contrariadas, sentem-se maltratadas.

Quando nos empenharmos em fazer tudo com diligência, aproveitaremos melhor o tempo e não o desperdiçaremos com fofocas, conversas inúteis, e reclamações sem-fim.

E então? Não quer se dedicar, dando o seu melhor até que a tarefa esteja concluída, mesmo que seja para realizar algo não tão agradável?

Pense em coisas nas quais você precisa se empenhar melhor, ou cuja conclusão esteja postergando, e siga o conselho de Salomão. Não importa se sua tarefa seja algo simples, faça com todas as suas forças.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/diligencia-2/

Nenhum comentário: