quarta-feira, 28 de abril de 2021

UMA GRANDE E PODEROSA NAÇÃO

 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Gênesis 18:18

Deus não apenas prometeu a Abraão que, nele, todas as famílias da Terra seriam abençoadas; o Senhor também disse que faria dele uma "grande e poderosa nação"(Gn 18:18; Gn 12:2; Gn 46:3) - uma grande promessa a um homem casado com uma mulher que já havia passado da idade de ter filhos. Portanto, quando Abraão não possuía descendentes, muito me-nos um filho, Deus prometeu a ele ambas as coisas.

No entanto, essa promessa não foi completamente cumprida enquanto Abraão estava vivo. Nem Isaque nem Jacó viram o cumprimento da promessa. Deus a repetiu a Jacó, com a informação adicional de que a promessa seria cumprida no Egito (Gn 46:3), embora Jacó também não tivesse visto seu cumprimento. Por fim, essa promessa foi cumprida.

Por que o Senhor quis fazer uma nação especial da descendência de Abraão? Ele desejava apenas outro país de certa origem étnica? Quais propósitos essa nação deveria cumprir? Êx 19:5, 6; Is 60:1-3; Dt 4:6-8

É evidente nas Escrituras que Deus pretendia atrair a Si as nações de todo o mundo por meio do testemunho de Israel, que seria, sob Sua bênção, um povo feliz, saudável e santo. Essa nação demonstraria a bênção que acompanha a obediência à vontade do Criador. As multidões da Terra seriam atraídas à adoração do Deus verdadeiro (Is 56:7). Portanto, a atenção da humanidade seria atraída para Israel, para seu Deus e para o Messias, que apareceria no meio deles, o Salvador do mundo.

O povo de Israel deveria ocupar todo o território que Deus lhes havia designado. As nações que rejeitassem o culto ou o serviço do verdadeiro Deus deveriam ser desapossadas. Era propósito de Deus, porém, que pela revelação de Seu caráter por meio de Israel, os homens fossem atraídos a Ele. O convite do evangelho deveria ser transmitido a todo mundo. Pela lição do sacrifício simbólico, Cristo deveria ser exaltado perante as nações, e todos os que O olhassem viveriam” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 290).

Quais são os paralelos entre o que o Senhor desejava fazer por meio de Israel e o que Ele deseja fazer por meio de nossa igreja? Leia 1 Pedro 2:9.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/filhos-da-promessa-2/


Nenhum comentário: