Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, Ele estava ali sozinho. Mateus 14:23
Palavra não muito usada no nosso cotidiano, a solitude é, às vezes, confundida com solidão. Para não julgá-la mal, é bom saber que o termo carrega um significado muito positivo, que também envolve estar só. Solitude é um momento de privacidade individual, no qual a pessoa se dedica a refletir, ajustar ideias, ser ela mesma e solidificar sua personalidade.
Existe uma carga de poesia nessa palavra não só pela sonoridade, mas pelas associações de sua definição. A solitude está relacionada à contemplação, ao silêncio, à calma, à paz, ao sossego e à comunhão com Deus. Infelizmente, a solitude e seus momentos característicos de reflexão e meditação estão cada vez menos presentes no cotidiano, justamente por sermos muito ocupados, ansiosos, barulhentos e agitados. Obviamente, não fomos criados para estar o tempo todo isolados, da mesma forma que não fomos criados para estar continuamente conectados.
Os relacionamentos saudáveis são tão importantes para nossa vida quanto os momentos de solitude. Esse equilíbrio é um exercício que precisa ser mantido, se não quisermos sofrer de solidão. Não podemos desprezar a essência de quem somos. Deus nos criou para nos relacionarmos com Ele, e das 24 horas que temos todos os dias, é importante separar tempo para solitude e comunhão. Nesses momentos, nossa relação de amizade com o Pai é estreitada. Além disso, a cada semana o Senhor nos oferece um dia especial – o sábado – para permanecermos off-line, em momentos significativos de solitude e fortalecimento de nossa vida espiritual.
Não se esqueça de que, nos momentos de solitude e comunhão, Deus é quem coloca as coisas em ordem em nossa cabeça. Ele usa esse tempo especial para nos fortalecer e preparar para a vida. Leve esse assunto a sério e aproveite essas oportunidades para desfrutar a presença do Senhor, ajustar sua audição e ouvir a voz Dele guiando seus passos nos caminhos que Ele tem reservado para você.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-importancia-da-solitude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário