quinta-feira, 5 de novembro de 2020

HUMILDADE DE CORAÇÃO

 Aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração. Mateus 11:29

A ideia que as pessoas têm da humildade hoje é muito distorcida. Em geral, essa virtude é apresentada como algo que nos leva a reconhecer nossas limitações. A pessoa talvez tenha habilidades especiais, porém é ensinada a se colocar em lugar inferior em relação aos outros. Mas isso não é a autêntica humildade cristã.

O que é então? Qual é a visão de Deus sobre humildade? Jesus humilhou-Se (Fp 2:8), mas, em várias oportunidades, Ele Se colocou como modelo diante dos discípulos. Em João 13:13, Ele diz: “Vocês Me chamam de ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois Eu o sou.” Ele não negou o que é. Não desconversou quando foi chamado de Rabi, Senhor ou Rei. Ele aceitou o tratamento.

Em outra oportunidade, Ele disse: “Venham […] e aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração.” Não duvidaríamos que Jesus era manso. Mas humilde? Alguém que se apresenta como modelo não seria, no mínimo, um vaidoso? Onde está a humildade? Como conciliar a humildade com o senso de valor próprio? É possível? Jesus mostrou que é. Talvez seja isso o que precisamos aprender hoje.

Humildade é reconhecer o que me pertence e o que pertence ao outro. É admitir que todas as pessoas são superiores e inferiores entre si. E isso depende da qualidade que colocamos na balança.

Humildade é ver a si mesmo como você é, com seus defeitos e qualidades. Sentado aos pés de Jesus, você pode finalmente aprender a ver a si mesmo como de fato é. Humildade é ver seu verdadeiro eu e aceitar isso. Não é ver a si mesmo como alguém sem valor, mas como alguém que depende completamente de Deus. A pessoa humilde não é aquela que se considera pior do que os outros. Esse é um complexado. Humilde é quem tem uma vida com Cristo e, em vez de confiar em si mesmo, confia Nele. E por isso tem mais confiança em si mesmo. Eu quero ser o primeiro a me assentar aos pés de Jesus hoje. Quem será o próximo?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/humilde-de-coracao/

Nenhum comentário: