Jesus
disse: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o
homem por causa do sábado” (Mc 2:27)
O
sétimo dia, o sábado, está sob fortes ataques na sociedade secular
e nas comunidades religiosas. Esse fato pode ser visto nos
cronogramas de trabalho das corporações mundiais; na tentativa de
mudança do calendário em muitos países europeus, designando a
segunda-feira como o primeiro dia da semana e o domingo como o sétimo
dia; e na recente encíclica papal sobre mudança climática,
que chama o sétimo dia, o sábado, de “sábado judaico” e
incentiva o mundo a observar um dia de descanso para reduzir o
aquecimento global (Papa Francisco, Laudato
Si',
Cidade do Vaticano, 2015. Disponível em:
http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html).
Leia
Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Marcos 2:27; Apocalipse 14:7. Como a
compreensão da semana da criação está ligada ao quarto
mandamento? Qual é a relação disso com as três mensagens
angélicas?
A
Bíblia diz: “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua
obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que
tinha feito” (Gn 2:2). Muitos criacionistas enfatizam a obra de
Deus durante os seis dias da criação, mas deixam de reconhecer que
ela não terminou no sexto dia. Ignoram que a obra terminou quando
Ele criou o sábado. Por isso, Jesus disse: “O sábado foi
estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”
(Mc 2:27). Jesus fez essa declaração autoritativa porque Ele criou
o sábado como sinal e selo eternos da aliança de Deus com Seu povo.
O sábado não era somente para o povo hebreu, mas para toda a
humanidade.
Gênesis
indica três coisas que Jesus fez depois de ter criado o sábado. 1.
Ele “descansou” (Gn 2:2), dando-nos um exemplo divino de Seu
desejo de descansar conosco; 2. O Senhor “abençoou” o sétimo
dia (Gn 2:3). Na narrativa da criação, os animais foram abençoados
(Gn 1:22), Adão e Eva também foram abençoados (Gn 1:28), mas o
único dia especificamente abençoado foi o sétimo; 3. Deus “o
santificou” (Gn 2:3).
Nenhum
outro dia na Bíblia recebeu essas três designações. Contudo,
essas três ações foram repetidas no quarto mandamento, quando Deus
escreveu com o próprio dedo e apontou para a criação como o
fundamento para o sábado (Êx 20:11).
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