terça-feira, 10 de julho de 2018

PREPARAÇÃO PARA O ADVENTO


"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." Is 40:3


Como parte da nossa preparação para o advento, o texto de hoje nos apresenta a pessoa e mensagem de um dos grandes personagens bíblicos – João, o Batista. Usando uma mistura de citações do Antigo Testamento, tiradas do profeta Malaquias 3:20, de Isaías 40:3 e Êxodo 23:20, Marcos enfatiza o papel de João como Precursor – aquele que prepara o caminho do Senhor. O fato de João estar vestido com pele de camelo faz uma ligação entre ele e o “pai do profetismo”, na tradição judaica, Elias (2 Reis 1:8). Assim, João é a última voz profética da Antiga Aliança, anunciando a chegada da Boa Nova na pessoa e atividade de Jesus de Nazaré.

O batismo de João era um rito conhecido naquele tempo. Significava o reconhecimento dos pecados e a conversão aos caminhos de Deus. Embora o Advento não seja primariamente tempo de penitência, mas de preparação, devemos lembrar que não será possível a preparação para a vinda do Senhor, sem que passemos pelo processo de arrependimento, conversão e pela experiência da gratuidade de Deus no perdão dos pecados.

Mas a ênfase mesmo está na aceitação não somente do batismo de João, mas de quem viria depois dele, literalmente como ele disse, “atrás de mim”. A expressão, que denota a dignidade de quem vem atrás, como num cortejo, põe toda a importância na pessoa que vem – pois tirar as sandálias era serviço de um escravo. Jesus é o mais importante, pois com a vinda d’Ele inaugura-se um novo tempo de graça, esperado naquele tempo por muitas pessoas e grupos, como os essênios,  porém, somente para o fim dos tempos.

A voz de João ressoa de novo hoje, convidando a todos nós, pessoalmente e em comunidade, Igreja e sociedade, a preparar os caminhos do Senhor, endireitando as suas veredas! A preparação para o Advento de CRISTO implica a necessidade de um empenho de todos para que os males, individuais ou sociais, sejam eliminados.

Adaptado de: cebi.org.br/2017/12/04/reflexao-do-evangelho-jesus-o-messias-o-filho-de-deus/

Nenhum comentário: