quarta-feira, 13 de junho de 2018

SEMENTES

Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Lucas 8:5, ARA

Não faz muito tempo, entrei em um mercado e vi uma exposição de pacotes de sementes. Pensei em plantar algo que não desse muito trabalho. Assim, escolhi um envelope de sementes de melancia e uma variedade de papoulas. Conheci pessoas que haviam enterrado restos de cozinha e depois encontraram plantas crescendo no lugar. Algumas dessas plantas produziram uma colheita tão boa quanto a de sementes plantadas em um canteiro apropriado. Então, embora não tivesse mão boa para plantar, semeei as sementes – de acordo com as instruções – esperando o mesmo milagre. Eu as regava e observava. Por fim me cansei, me esqueci delas e nunca colhi as melancias.
Quanto às papoulas, plantei-as num vaso grande para colorir aquela área. Elas desabrocharão em todas as cores, pensei, lembrando-me da figura no envelope. Passei a regá-las com mais frequência do que havia feito com as sementes de melancia. Um dia, notei, com desgosto, que as formigas haviam construído uma colina em forma de vulcão no centro do meu “jardim” de papoulas. Enquanto despejava o veneno sobre o montinho, concluí que as formigas já haviam devorado as sementes – mas continuei regando o vaso diante da eventualidade de haver permanecido alguma semente.
Um dia, vi que duas folhinhas verdes haviam aparecido no vaso. Algumas horas mais tarde, notei um pontinho roxo. Seria alguma das papoulas que eu havia plantado? Será que eu realmente teria flores? Sim! O tempo revelou que eram as flores! Mas não papoulas. Em lugar delas, petúnias. Em pouco tempo, as petúnias roxas caíam em cascata pelas laterais do vaso, abrilhantando o jardim. Que resultado inesperado das sementes que eu plantara!
Ao seguirmos vida afora, estamos sempre plantando sementes. Temos expectativas quanto a elas. Muitas vezes cremos que aquilo que plantamos emergirá exatamente como imaginamos. Contudo, a colheita daquilo que foi plantado no coração dos outros poderá nos surpreender. Os resultados podem nos desapontar ou surpreender, mas nossa responsabilidade é simplesmente plantar. Quero continuar semeando – não apenas sementes no meu jardim, mas também amor no coração de outras pessoas. Posso deixar os resultados com Deus. “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio ceifaremos, se não desanimarmos” (Gálatas 6:9).

Leni Uría de Zamorano
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/sementes-2/ 

Nenhum comentário: