terça-feira, 19 de junho de 2018

A CORREÇÃO DE DEUS

A sabedoria está nos lábios dos que têm discernimento, mas a vara é para as costas daquele que não tem juízo. Provérbios 10:13

Tenho um amigo que foi missionário em um país do Oriente Médio. Ele me contou que, nas escolas daquele lugar, os professores têm sempre uma régua grande de madeira na mão durante as aulas. Quando querem corrigir algum aluno, aplicam uma “reguada” nas costas ou na cabeça do estudante. Os pais apoiam essa atitude dos professores.
Essa é uma questão cultural daquele país; não temos intenção de julgá-la aqui. Em nosso país não é assim, embora seus avós, possivelmente, se lembrem da palmatória, que era um pedaço de madeira que tinha uma função semelhante à régua das escolas citadas acima. No Brasil de nossos dias, os professores não podem aplicar castigos físicos em seus alunos.
O versículo de hoje nos diz que aqueles que se comportam de maneira irresponsável serão castigados com a vara. Quando esse provérbio foi escrito, era comum que os juízes autorizassem o açoite com vara nas costas de criminosos.
A verdade é que Deus nunca deixa um filho andar pelo caminho do erro sem tentar corrigi-lo. Ele sempre tem um meio de advertir o pecador que está indo em direção à morte e que precisa mudar de caminho.
Quando o povo de Deus estava apostatando, Deus enviou os babilônios, liderados pelo rei Nabucodonosor. Os judeus foram levados para a capital daquele império e ficaram exilados ali por um período de 70 anos. Deus usou essa situação ruim com o objetivo de salvar uma nação.
Sobre Sua forma de agir conosco, o Senhor declara: “Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam” (Apocalipse 3:19, NTLH). Deus está mais interessado em nossa salvação eterna do que em uma suposta felicidade passageira que possamos ter aqui. Se for necessário nos contrariar e nos castigar para nos salvar, Ele fará isso.
Nossa atitude, diante da correção divina, deve ser de submissão, gratidão e mudança. Deus poderia, simplesmente, nos abandonar e deixar que caminhássemos para a morte sem nenhum alerta. Mas, por Seu imenso amor, Ele nos busca, nos repreende e disciplina para nos salvar.
Ame a Deus cada dia mais, inclusive quando Ele o castigar. Tudo o que o Senhor quer é o seu bem aqui e, principalmente, na eternidade.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-correcao-de-deus/ 

Nenhum comentário: