segunda-feira, 25 de setembro de 2017

GULA - A PORTA

"Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5:21

        Dos 7 pecados capitais (orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria), a gula parecer ser a mais inofensiva de todas, afinal será mesmo que um pedaço de pizza a mais pode ser pecado? Entretanto, para muitos ela é uma porta de entrada para outros pecados muito “piores”.
       Geoffrey Chaucer, escritor inglês do século XIV, em seu livro: "Os Contos da Cantuária". Vai narrar, em um dos contos uma historieta de três farristas, por assim dizer, de Flandres.
       Esses três farristas passam o dia todo bebendo, comendo, é essa a preocupação deles e um dia completamente embriagados, cheios de comida, eles ouvem um barulho, percebem alguma agitação e perguntam: “o que tá havendo?” e uma pessoa lhes explica: "é a morte que junto com a praga estão devastando a cidade aqui ao lado." 
       Os três então, tem uma ideia tipicamente de quem está um pouco alterado: “vamos matar a morte! É hoje." E vão os três matar a morte, nisso eles perguntam para as pessoas onde está a morte e um senhor indica, é ali em baixo daquela árvore naquela direção, então eles vão atrás da morte naquela direção e encontram a árvore, ao chegar na árvore existem oito sacas cheias de ouro. Rapidamente eles se esquecem do propósito inicial e pensam: “Nós vamos ficar com esse ouro”.
       Porém, já estava anoitecendo e pra ninguém roubar (é muito ouro), eles pensam: vamos fazer o seguinte, você que é o mais novo volta pra cidade e lá na cidade você vai pegar mais comida e mais bebida e nós vamos dormir aqui vigiando o ouro. Acordado isso, ficam os outros dois mais velhos vigiando o ouro, na verdade os dois começam a planejar o assassinato do mais novo, porque ao voltar a gente o mata e divide em um número menor de pessoas, quatro sacas de ouro pra cada resolve a vida, só que o que foi buscar a comida tem a mesma ideia, enche a bebida e a comida de veneno.
       Resultado: morrem todos, de fato eles encontraram a morte.
       Só que junto eles encontram, e aqui vai um trechinho: “Lá estará a morte e junto com ela a gula que trouxe: indulgências excessiva e com esta a ira, a traição, a estupidez, a avareza, a soberba e o assassinato.”
       Então olha quanta coisa um pedaço de pizza a mais pode fazer, não é verdade?
       Brincadeiras à parte, fica a reflexão...

TSL
Baseado em uma palestra de Luiz Estevam de Oliveira Fernandes

Nenhum comentário: