segunda-feira, 1 de maio de 2017

O SOFRIMENTO E O EXEMPLO DE CRISTO

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:10

De acordo com 1 Pedro 3:13-22, qual deve ser a reação dos cristãos para com aqueles que os fazem sofrer por sua fé? Qual é a relação entre os sofrimentos de Jesus e as aflições enfrentadas pelos cristãos por causa de sua fé?
Ao dizer: “Ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois” (1Pe 3:14), Pedro estava apenas ecoando as palavras de Jesus: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça” (Mt 5:10). Em seguida, o apóstolo declarou que os cristãos não deveriam temer aqueles que os atacavam, mas santificar (reverenciar) a Cristo como Senhor em seu coração (1Pe 3:15). Reafirmar Jesus em seu coração os ajudaria a acabar com o medo que tinham de seus opositores.
Em seguida, Pedro recomendou aos cristãos que estivessem sempre aptos a explicar, de maneira atrativa, com mansidão e temor, a esperança que possuíam (“temor” às vezes é traduzido como “reverência”; veja 1Pe 3:15, 16).
Pedro insistiu que os cristãos não dessem às pessoas motivo para acusá-los. Eles deveriam manter a consciência limpa (1Pe 3:16). Assim, seus acusadores seriam envergonhados por sua vida irrepreensível.
Não há mérito em sofrer por ser malfeitor (1Pe 3:17). O sofrimento por causa do bem, por fazer o que é certo, faz a diferença crucial. “Se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal” (1Pe 3:17).
Por fim, Pedro usou o exemplo de Jesus. O próprio Cristo sofreu por Sua justiça. A santidade e pureza de Seu caráter eram uma reprovação constante àqueles que O odiavam. Se houve alguém que sofreu por fazer o bem e não o mal, esse foi Jesus.
Porém, Seu sofrimento também proveu o único meio de salvação. Ele morreu no lugar dos pecadores (“o Justo pelos injustos” [1Pe 3:18]), para que aqueles que nEle creem tenham a promessa da vida eterna.
Você já sofreu por fazer o que é certo? Qual foi a experiência? O que aprendeu sobre o significado de ser cristão e refletir o caráter de Cristo?
Fonte: http://www.escolasabatinaonline.com.br/o-sofrimento-e-o-exemplo-de-cristo/

Nenhum comentário: