terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O HOMEM DE UZ

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Jó 1:1

Leia Jó 1:1 e 1:8. Como era o caráter de Jó?
Embora Jó tivesse ouvido ao longo dos diálogos que todo aquele mal que lhe havia acontecido devia ser consequência de seus erros, parece que a situação era o oposto. Sua bondade e fidelidade fizeram dele o alvo especial de Satanás.
Até que ponto Jó foi bom e fiel? Em primeiro lugar, o texto diz que ele era “perfeito”. Essa palavra não implica necessariamente ausência de pecado, como foi o caso de Jesus. Significa, em vez disso, plenitude, integridade, sinceridade, mas num sentido relativo. O homem ‘perfeito’ aos olhos de Deus é aquele que alcançou o grau de desenvolvimento que o Céu espera dele num determinado momento.
O termo hebraico tam é equivalente ao grego teleios, que é frequentemente traduzido como ‘perfeito’ no Novo Testamento, mas que seria mais bem traduzido como ‘plenamente desenvolvido’ ou ‘maduro’ (Comentário Bíblico Adventista, v. 3, p. 555). As experiências posteriores de Jó revelam que ele não havia alcançado a máxima perfeição de caráter. Embora fosse fiel e reto, ele ainda estava “crescendo”.

Em segundo lugar, o texto diz que Jó era reto. A palavra significa “ereto”, “firme”, “justo”, “correto”. Jó vivia de tal maneira que era digno de ser chamado de “bom cidadão”.
Em terceiro lugar, o texto diz que Jó era “temente a Deus”. O Antigo Testamento retrata a ideia de “temer” a Deus como parte do que significava ser um israelita fiel. Porém, esse termo também foi usado no Novo Testamento para se referir aos gentios que serviam fielmente o Deus de Israel (veja At 10:2, 22).
Por fim, Jó “evitava” o mal ou dele se desviava. Essas características de Jó foram confirmadas pelo próprio Senhor, quando Ele disse a Satanás: “Observaste o Meu servo Jó? Porque ninguém há na Terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1:8).
Jó foi um homem de Deus cuja fé foi revelada por sua maneira de viver. Dessa forma, ele realmente testemunhou “tanto a anjos como a homens” (1Co 4:9) sobre o que uma pessoa pode ser em Cristo.
Se o livro de Jó fosse sobre você, como seria o primeiro verso? “Havia um (a) _________________ na terra de _________________ que era _________________ e _________________; _________________ a Deus e se _________________ mal”.


Fonte: http://mais.cpb.com.br/2016/13-o-carater-de-jo-17-a-24-de-dezembro/

Nenhum comentário: