segunda-feira, 21 de novembro de 2016

INVENTORES DE MENTIRAS

Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido” (Pv 17:28, ACF).

Podemos dizer muita coisa sobre Jó, mas não dá para declarar que ele ficaria ali sentado, em meio ao seu sofrimento, ouvindo em silêncio as palavras que seus amigos lhe dirigiam. Ao contrário, em grande parte de seu livro, Jó rebateu o que sabia ser uma mistura de verdade e erro. Como vimos, aqueles três homens não estavam demonstrando muito tato e solidariedade. Eles alegavam falar em nome de Deus ao justificarem o que havia acontecido com Jó. Basicamente eles disseram que Jó estava recebendo o que merecia, ou que ele merecia coisas ainda piores! Qualquer uma dessas linhas de raciocínio já teria sido ruim o bastante, mas todas as três juntas (e ainda outras) já era demais! Então, Jó as rebateu.
Leia Jó 13:1-14. Como Jó respondeu ao que haviam dito a ele? Quais foram seus argumentos?
No capítulo 2 de Jó, vimos que, quando aqueles homens foram visitá-lo pela primeira vez, não lhe disseram nada durante sete dias. Considerando o que, por fim, começou a ser dito por eles, essa poderia ser a melhor abordagem. Com certeza foi isso que Jó pensou.
Perceba também que Jó não apenas disse que aqueles homens estavam dizendo mentiras, mas que estavam falando mentiras sobre Deus! (Isso é interessante à luz do que acontece no final do próprio livro [veja Jó 42:7]). Com certeza seria melhor não falar nada do que falar coisas erradas. Quem já não sentiu quanto isso é verdade? Porém, parece que dizer coisas erradas sobre Deus é muito pior. A ironia era que aqueles homens realmente achavam que estavam defendendo Deus e Seu caráter contra as queixas amargas de Jó sobre o que havia acontecido. Embora Jó continuasse sem entender por que todas aquelas coisas haviam lhe acontecido, ele sabia o bastante para reconhecer que a fala daqueles homens fazia deles “inventores de mentiras” (Jó 13:4).
Você já disse coisas erradas e precipitadas sobre pessoas ou situações? Você se arrependeu de suas palavras? Como evitar esse erro novamente?
Fonte: http://www.escolasabatinaonline.com.br/inventores-de-mentiras/ 

Nenhum comentário: