quinta-feira, 15 de setembro de 2016

VERDADE COM GENTILEZA

Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. Efésios 4:15
Ontem conversamos sobre o problema de mentir em qualquer situação, mesmo quando faltar com a verdade parece ser mais socialmente aceitá­vel, para não magoar outra pessoa ou não se colocar em uma situação emba­raçosa. Convidei você a fazer o compromisso de falar a verdade sempre, sem se importar com as consequências.
Mas isso é sinônimo de se transformar em uma pessoa inconvenien­te, deselegante, que ofende os outros em nome da franqueza? É sair por aí disparando verdades como se fossem tiros de espingarda, doa a quem doer? De jeito nenhum.
Na carta aos efésios, o apóstolo Paulo explica que o cristão deve falar a verdade com espírito de amor. Ou seja, a verdade deve ser usada para edificar, construir, ajudar, alegrar, nunca para magoar ou ferir. Como podemos fazer isso? Há algumas dicas simples que ajudam muito:
• Fale quando for perguntado. Sua amiga chegou à escola com uma roupa horrorosa? Não precisa sair falando. Se ela perguntar, diga que não é o seu estilo. Você disse a verdade sem magoar a amiga.
• Não dê explicações desnecessárias. Lembra do amigo que o convidou para um programa chato? Diga simplesmente: "Não vou." Se ele insistir, abra o jogo e o convide para outro programa que você aprecia. É uma boa oportunidade para vocês discutirem as afinidades.
• Escolha bem as palavras. Há momentos em que precisamos dizer verdades desagradáveis. Não podemos fugir. Quando isso acontecer, fale o que precisa, mas da maneira mais gentil e bondosa possível, como gostaria que falassem com você.
Uma amiga voltou desanimada do médico, pois ele disse que ela vai preci­sar emagrecer. Ela está visivelmente acima do peso e já com a saúde compro­metida por isso. Então lhe pergunta: "Você acha que eu estou gorda?" Seria irresponsável de sua parte negar a realidade. Ela, porém, não precisa de mais culpa, mas de incentivo. O que fazer nessa hora? Escolher as palavras. Você pode dizer, com um sorriso no rosto: "Acho que perder um pouco de peso vai ajudar na sua saúde! Conte comigo para todo o apoio de que precisar."
Falar a verdade com gentileza é um exercício diário. Vamos começar a praticar hoje?

Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#15.html


Nenhum comentário: