sexta-feira, 22 de julho de 2016

JUSTIÇA E MISERICÓRDIA

"Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado." Ezequiel 16:49-49

Leia Jeremias 22:1-16Ezequiel 16:49Zacarias 7:9, 10. Leia os comentários de Ellen G. White no Comentário Bíblico Adventista, v. 4, p. 1165, 1166; Testemunhos para a Igreja, v. 6, p. 227, 228.
Leia Miqueias 6:8. Como o Senhor poderia ser mais claro quanto ao que Ele pede de Seu povo? O termo “bom” é a mesma palavra usada vez após vez em Gênesis 1 para se referir à criação antes da queda. Assim, implicitamente somos lembrados do ideal que Deus tinha originalmente para nós e que Ele, no fim, irá restaurar após a volta de Jesus. A expressão traduzida como “exige de ti” ou “pede de ti” também poderia ser traduzida (e, talvez, de maneira mais precisa) como “busca de ti”. O que Deus “busca de” nós? A resposta é mostrada na maneira pela qual devemos nos relacionar com os outros e com Deus. Em primeiro lugar, devemos agir com justiça. Isso é muito apropriado tendo em conta o assunto da lição deste trimestre, que examina como podemos ajudar as vítimas da injustiça. Em segundo lugar, devemos amar a misericórdia. O mundo é muito cruel. Seríamos poderosas testemunhas se amássemos a misericórdia e mostrássemos esse amor, revelando em nossa vida a misericórdia para com os outros! Em terceiro lugar, devemos andar humildemente para com Deus. Se o Senhor, em Miqueias 6:4, lembrou-lhes de sua libertação do Egito como razão para que fossem humildes e fiéis diante dEle, quanto mais isso deveria se aplicar a nós, que fomos redimidos pelo sangue de Jesus? A realidade da cruz e do custo da nossa redenção sempre devem nos manter humildes diante do nosso Deus.

Perguntas para reflexão
  1. Em Amós 5:21-24, o que é mais importante do que os rituais religiosos?
  2. Como atender às necessidades materiais das pessoas sem negligenciar suas necessidades espirituais?

Fonte/Base: http://www.escolasabatinaonline.com.br/site/estudo-adicional-36/

Nenhum comentário: