sábado, 11 de junho de 2016

COR DA PELE

"Naquele tempo, chamarão a Jerusalém de Trono do SENHOR; nela se reunirão todas as nações em nome do Senhor e já não andarão segundo a dureza do seu coração maligno." Jeremias 3:17, ARA

Não sei se você gosta de desenhar e colorir. Eu gostava muito quando era criança, principalmente de colorir. Na verdade, gosto ainda hoje, mas, na correria do dia a dia, acabo não separando tempo para essa atividade prazerosa. No início do ano escolar, uma de minhas maiores alegrias era a caixa nova de lápis de cor. Como eu gostava e cuidava daqueles lápis coloridos! Dentre os variados tons, havia o bege, também chamado de cor da pele. Era o lápis mais usado para pintar os rostos, braços e pernas das pessoas nos desenhos.
E aí vem a pergunta: o lápis bege é cor da pele de quem? Se há tantas nuances e tons, é impossível uma única cor representar a pele. Pensando nisso, uma empresa brasileira chamada UniAfro criou uma caixa de doze gizes de cera, todos eles "cor de pele". Na verdade, há uma variação desde as cores mais claras até a negra, mostrando que o bege só é cor da pele de alguns.
A iniciativa surgiu como parte de um curso de formação sobre cultura e história africana para os professores da rede pública do Rio Grande do Sul, mas fez tanto sucesso que o fabricante dos gizes os colocou à venda em todo o país.
É uma coisa absurda partir do pressuposto de que a cor "certa" da pele deveria ser a branca, mas infelizmente ainda há muita gente que vive assim, de forma aberta ou velada. O preconceito se encontra profundamente enraizado na maioria de nós e, se não fizermos um grande esforço, acabamos dando lugar a ele.
A mudança para a mentalidade celestial precisa acontecer agora em nossa vida. O Céu será um reino formado por todas as raças, etnias e cores. Não haverá cidadãos de primeira e segunda classe. Como diz a música de um grande amigo, Daniel Salles, "Negros e brancos, toda raça e cor, juntos no Céu, cele­brando ao Senhor. Indivisíveis, numa mesma nação, diante do seu Salvador".
Eu quero estar lá. E preciso preparar meu coração para amar a todos de igual modo desde agora. Que essa seja uma realidade em sua vida também.
Cecília Eller Nascimento


Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#11.html

Nenhum comentário: