quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MORDECAI E HAMÃ

"E, entrando Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então Hamã disse no seu coração: De quem se agradaria o rei para lhe fazer honra mais do que a mim?" Ester 6:6.

De acordo com o livro de Ester (5–8), como a rainha conseguiu salvar seu povo?
Os relatos dos dois banquetes de Ester levam a história ao clímax. Também registram a grande reviravolta em relação ao extermínio étnico que havia sido tramado. Ao mesmo tempo, a história expõe a diferença entre merecer a verdadeira honra e buscar honra para si mesmo, e registra a punição do vilão. Essas intrigas na corte tiveram consequências de longo alcance. Elas nos mostram, nos bastidores, a atuação de um monarca absoluto e de sua corte. Ester e Mordecai usaram suas posições, seu conhecimento da cultura em que viviam e sua fé nas promessas da aliança de Deus com Seu povo, para efetuar o livramento desse povo.
Enquanto isso, apesar de sua silenciosa vida de serviço, Mordecai tornou sua fé conhecida, se não por algum outro modo, pelo menos ao recusar curvar-se diante de Hamã. As pessoas notaram isso e o admoestaram, mas ele se recusou a comprometer
sua fé (Et 3:3-5). Isso foi, seguramente, um testemunho a outros.
Leia Ester 6:1-3. O que esses versos nos dizem sobre Mordecai? Que lições podemos extrair sobre a maneira como o povo de Deus pode atuar, e até mesmo testemunhar, em terras estrangeiras?
Embora Mordecai estivesse obviamente seguindo o Senhor, mostrou, contudo, fidelidade e lealdade ao soberano da nação em que vivia. Embora tivesse se recusado a curvar-se diante de um homem, ainda assim foi bom cidadão, pois denunciou a trama contra o rei. Embora não possamos descobrir muita coisa a respeito do fato de ele não ter sido honrado por essa ação, muito possivelmente ele a praticou e depois simplesmente continuou sua vida, sem esperar qualquer recompensa. No devido tempo, porém, como mostra a história, sua boa ação foi mais do que recompensada. Talvez a melhor forma de expressar seu exemplo aqui seja com estas palavras: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22:21).

Fonte: http://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/2015/08/01/licao-6-ester-e-mordecai/

Nenhum comentário: