quinta-feira, 6 de agosto de 2015

NOVAS QUESTÕES

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Efésios 2:8

Em 1850, os adventistas guardadores do sábado estavam muito empolgados com as novas verdades que haviam descoberto. Eles não paravam de falar, escrever e pregar sobre as doutrinas que os distinguiam como povo: o segundo advento literal, visual e pré-milenar; as duas etapas do ministério de Cristo no santuário celestial; o sábado no contexto do tempo do fim; a imortalidade condicional. Quando observadas pelo prisma das três mensagens angélicas de Apocalipse 14, tais doutrinas formam um bloco teológico poderoso, digno de ser proclamado em alto e bom som!
Precisamos reconhecer que os adventistas mantinham dois conjuntos de crenças, naquela época. A primeira categoria incluía doutrinas que eles
compartilhavam com outros cristãos, como a salvação somente pela graça mediante a fé, a importância da Bíblia como único fator determinante das verdades doutrinárias, o papel histórico de Jesus como Salvador do mundo, o poder da oração intercessória e assim por diante.
A segunda categoria doutrinária consistia das crenças que tornavam os adventistas um povo distinto, que os
separavam dos outros cristãos, como o sábado e o ensino sobre o santuário celestial.
Como os adventistas do século 19 viviam em uma cultura predominantemente cristã, tendiam a não enfatizar o que tinham em comum com os outros cristãos. Afinal, por que pregar sobre a graça salvadora aos batistas, ou sobre a importância da oração para os metodistas, se eles já acreditavam nesses ensinos?
Os adventistas achavam que o mais importante era apresentar suas verdades distintivas, pois os outros necessitavam ouvir e aceitar.
Assim, ao chegarem a uma nova vila ou cidade, procuravam o melhor local de reuniões, em geral, um auditório escolar, e desafiavam o melhor pregador da região a um debate público sobre temas como: “qual o dia de descanso?” ou “o que acontece com a pessoa quando ela morre?”
Você já parou para refletir em seu sistema de crenças e em como suas partes se encaixam? Ele é biblicamente válido?
Isso é algo que você deveria fazer. Cada um é responsável por saber por que somos cristãos e adventistas. Eu o desafio hoje a aprofundar seu estudo pessoal da Bíblia.

Fonte:https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/07/22/6-de-agosto-meditacao-matinal-2015-ligado-na-videira-meditacoes-diarias/

Nenhum comentário: