domingo, 22 de março de 2015

UM BRINDE "A VIDA"



"Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos." Provérbios 3:15.

 
Em muitas culturas, o ato de tomar bebidas alcoólicas está associado à vida. As pessoas levantam um copo e desejam umas às outras uma vida longa, embora a ironia seja que cada copo contribui para destruir a vida. Garrafas com belos formatos, canções poéticas e engraçadas relacionadas à bebida, comerciais inteligentes,
e até algumas descobertas “científicas” – todas essas coisas confortam as pessoas que bebem com a ideia de que o álcool possa ser bom para elas. O livro de Provérbios já nos adverte contra esse engano mortal (Pv 23:30-35). Agora o tema reaparece, mostrando-nos mais danos que a bebida pode causar.
Leia Provérbios 31:4, 5, 8, 9. O que esses versos dizem, e como a mensagem deles se aplica a todos os seguidores do Senhor?
Em linguagem semelhante, Jó se descreve como sendo “olhos para o cego e … pés para o coxo” (Jó 29:15). Da mesma forma, o rei ou aqueles que têm recursos devem ajudar a sustentar o pobre e o necessitado, que é descrito como “mudo”, ou seja, que não tem voz porque ninguém o ouve.
O efeito destrutivo do vinho também pode ser visto em sua maneira de deturpar tão facilmente o discernimento. Embora o álcool já seja mau para as pessoas comuns, para um rei ou alguém em posição de poder ele pode criar situações terríveis. Os reis que bebem não só “não lembram das leis” (Pv 31:5, NTLH) e não sabem o que é certo, mas subsequentemente pronunciam juízos distorcidos: os culpados são declarados inocentes, e os inocentes, culpados.
O que está em jogo aqui é a capacidade de discernir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. A proibição de beber vinho diz respeito à sabedoria elementar e, como tal, deve se aplicar a todo ser humano. É digno de nota que essa preocupação seja precisamente a razão implícita na proibição específica da bebida
aos sacerdotes: “para fazerdes diferença entre o santo e o profano” (Lv 10:9, 10).
Quem já não viu os efeitos devastadores do álcool sobre tantas vidas? Como você pode ajudar outras pessoas, especialmente os jovens, a se manterem afastadas daquilo que pode prejudicá-las e a outros?

Fonte: http://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/2015/03/21/licao-13-as-mulheres-e-o-vinho/

Nenhum comentário: