terça-feira, 11 de novembro de 2014

PEQUENAS COISAS

Imagem Ilustrativa/Google
"Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha."
Tiago 3: 3-5.






Tanto o freio na boca de um cavalo quanto o leme de um navio são muito pequenos em comparação com o que eles controlam. No entanto, com um leve movimento da mão, a direção do cavalo ou do navio pode ser completamente alterada.
Da mesma forma, “também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas” (v. 5). Uma palavra ou até mesmo um olhar ou um gesto podem parecer pequenos, mas cada um deles pode tornar um amigo em inimigo ou transformar uma situação ruim em algo bom. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15:1). Imagine um cavalo galopando em velocidade máxima e um navio avançando em plena aceleração, mas ambos indo na direção errada.
Quanto mais rápido vão, mais longe ficam do seu destino. O melhor caminho, então, é parar e voltar o mais rápido possível. O mesmo acontece com nossas palavras. Se uma conversa está indo de mal a pior, quanto mais cedo pararmos, melhor.


Fonte/Base: http://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/2014/11/08/licao-7-domando-lingua/

Nenhum comentário: