domingo, 30 de novembro de 2014

A JUSTIÇA SERÁ FEITA!



"Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." Lucas 18:25.  
O capítulo 5 de Tiago começa de modo estrondoso: “Agora, ricos, escutem! Chorem e gritem pelas desgraças que vocês vão sofrer!” (Tg 5:1, NTLH). Sem dúvida, isso deve ter chamado a atenção de seus leitores.
Em Tiago 1:10, 11, ele lembrou os ricos de que as riquezas são transitórias. No capítulo 5, os que de modo obstinado se apegam às riquezas são exortados a chorar e gritar. É como se seu juízo iminente já estivesse sendo derramado. A vívida descrição continua ao longo da nossa passagem para esta semana, trazendo à mente a retribuição divina pelo perverso abuso que caracteriza o período imediatamente anterior ao retorno de Cristo (ver Lc 17:27-29; 2Tm 3:1, 2; Ap 18:3, 7). Uma atitude semelhante permeia a igreja de Deus dos últimos dias (Ap 3:17). Curiosamente, a palavra grega traduzida como “desgraças” [ou miséria] em Tiago 5:1 vem da mesma raiz usada para descrever Laodiceia como “miserável” em Apocalipse 3:17.
Às vezes, é difícil entender por que algumas pessoas prosperam explorando os pobres e, ainda pior, por que elas parecem ficar impunes! Leia o Salmo 73:3-19. Que esperança é encontrada nesses versos em relação a esse problema permanente?
Nos livros dos profetas do Antigo Testamento, encontramos uma preocupação com a justiça e com a promessa de que Deus agiria para corrigir as coisas. Mas esse persistente e firme sentimento de esperança não parecia tornar mais fácil o período desconfortável e angustiante da espera pela intervenção divina. Por exemplo, escrevendo em um tempo de ampla apostasia entre o povo de Deus, quando Babilônia, cheia de orgulho, celebrava seu poder e prosperidade, o profeta Habacuque fez uma série de perguntas diretas a Deus (ver Hc 1:2-4, 13, 14). A breve resposta foi que ele devia confiar no Senhor e esperar um pouco mais (Hc 2:2-4). O profeta fez exatamente isso (ver Hc 3:17, 18).
Quais injustiças o deixam irado e indignado? Embora devamos fazer o possível para aliviar a injustiça, como podemos descansar na promessa de que, de alguma forma, quando tudo acabar, a justiça divina será feita?

Fonte: http://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/2014/11/29/licao-10-chorem-e-gritem/

Nenhum comentário: