"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos,
bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que
vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos
céus;" Mateus 5:44
Parece que o tema comum nesta passagem (Mt 5:38-48) é a vingança. Esse primeiro tema diz respeito aos muitos mandamentos na lei mosaica construídos sobre o princípio de retribuir um crime com punição igual, uma ideia chamada lex talionis [lei de talião], uma expressão latina que significa "lei da retaliação".
Como
vemos em uma série de passagens (Êx 21:22-25; Lv 24:17-21; Dt 19:21), a lei
exigia que o ofensor sofresse a mesma experiência da vítima. Se a vítima
perdesse um olho, braço, pé, ou a vida, o agressor também deveria passar por
isso. Essa "lei da retaliação" era comum em várias civilizações
antigas. Por que não, uma vez que a lei parece revelar um simples princípio de
justiça?
É
importante perceber que esse princípio existia para limitar a retaliação, ou
seja, para impedir que as pessoas tirassem do mal feito a elas mais do que
tinham o direito de tirar. Assim, em muitos aspectos, essa lei devia garantir
que a justiça não fosse pervertida.
Portanto,
em Mateus 5:38-42 Jesus não estava necessariamente atacando a legitimidade de
uma lei que exigia que uma pessoa fosse punida por um crime. Em vez disso,
Jesus focalizou a resposta dos cristãos às pessoas que tentam tirar vantagem
deles. Em vez de procurar oportunidades para vingança, os cristãos devem
"retaliar" com bondade, algo que podemos fazer somente mediante a graça
de Deus agindo em nós. Nesse apelo, Jesus nos leva a um nível mais profundo em
nossa compreensão do que significa ser um seguidor do Senhor.
A
antítese final aborda a atitude que promove o amor aos amigos e ódio aos
inimigos. O mandamento do amor ao próximo é encontrado em Levítico 19:18.
Apesar da orientação encontrada em Deuteronômio 23:3-6, acerca dos moabitas e
amonitas, não há texto explícito que exija ódio para com os inimigos.
No
contexto da época de Jesus, os judeus eram cidadãos de segunda classe, porque
estavam sob a opressão estrangeira do poder romano, que ocupava sua terra.
Levando em conta sua opressão, eles provavelmente se sentissem justificados em
odiar o inimigo que, às vezes, os oprimia severamente. Jesus mostrou-lhes uma
melhor maneira de viver, mesmo sob circunstâncias desagradáveis.
Fonte:http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li422014.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário