quinta-feira, 31 de outubro de 2013

BARULHO DE CARROÇA

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio
no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno
silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais
alguma coisa? 
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ... 
Perguntei ao meu pai:
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.
Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo,
tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...

Autor desconheço
Colaboração: Carlos E. Della Justina

MISERICÓRDIA, JUSTIÇA, HUMILDADE E PERDÃO

'Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?" Miquéias 6:8.

Leia Miqueias 7:18-20. Que imagem de Deus encontramos nessa passagem? 
Os três últimos versos do livro de Miqueias focalizam o relacionamento entre Deus e Seu povo remanescente. De forma bela, o texto descreve por que Deus é incomparável. Ele é incomparável por causa de Sua graça e amor perdoador. A característica marcante de Deus, revelada em Miqueias (e em outros livros da Bíblia), é Sua disposição de perdoar. Miqueias enfatizou esse ponto usando várias expressões para os atributos (v. 18) e realizações (v. 19, 20) de Deus. Seus atributos e realizações são explicados na linguagem do Credo Israelita em Êxodo 34:6, 7, uma das mais amadas descrições bíblicas do caráter de Deus.
Curiosamente, várias palavras fundamentais de Miqueias 7:18-20 também são usadas no Cântico do Servo em Isaías 53, apontando para o fato de que o meio para o perdão vem dAquele que sofre pelas pessoas.

Infelizmente, nem todos apreciam a divina graça salvadora. O perdão de Deus não é barato nem automático. Ele envolve lealdade. Os que experimentaram Sua graça respondem de maneira semelhante, como vemos em Miqueias 6:8, um texto central no livro. Assim como Deus "tem prazer na misericórdia", Ele chama Seu povo remanescente para "[amar] a misericórdia". O povo de Deus imitará o Seu caráter. A vida deles refletirá Seu amor, Sua compaixão e bondade.

Miqueias 7:18-20, com sua ênfase sobre o perdão, é seguido pelo livro de Naum 1:2, 3, com sua ênfase no juízo. Isso revela as duas dimensões do relacionamento de Deus conosco: perdoar o arrependido e punir os ímpios. Deus é tanto Salvador quanto Juiz. Esses dois aspectos do caráter de Deus são complementares, não contrários. Um Deus compassivo também pode ser justo. Sabendo disso, podemos confiar no Seu amor, perdão e justiça final.

Qual é a vantagem de uma profissão de fé sem os princípios que revelam a realidade dessa alegação? O que é mais fácil: afirmar a fé em Jesus ou viver essa fé, conforme expresso em Miqueias 6:8? Você precisa melhorar nesse aspecto?





quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A CANOA QUEBRADA


"Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam." Salmo 9:10

Existe uma praia de nome curioso no litoral nordestino. Ela é chamada de Canoa Quebrada, no entanto, não tem nada de quebrado nela. Belíssima em sua paisagem pela generosidade da natureza, aquele cantinho do paraíso se caracteriza pelas altas falésias avermelhadas contrastadas com a areia branquinha e o suave mar azul. Quem passa alguns dias ali, desfruta o sossego na paz do vento marítimo e no agradável calor do Sol tropical bronzeando a pele.

Diferentemente da paz de Canoa Quebrada, o apóstolo Paulo viu a fúria do mar, que ameaçava despedaçar a embarcação na qual navegava. Lá estava ele, singrando os mares do Mediterrâneo a serviço de Deus. De repente, desabou uma tempestade assombrosa. Seu navio virou casca de ovo num liquidificador aquático e rachou, lançando todos os passageiros no oceano. Fora o naufrágio, Paulo tinha mais um problemão: tanto o apóstolo quanto os demais passageiros eram prisioneiros de Roma. Por isso, eles estavam algemados e acorrentados no navio. Certamente, todos seriam engolidos pelas águas mortais!

A tragédia só foi evitada porque Deus o protegeu. O Senhor lhe deu uma visão profética alertando sobre o pesadelo que aconteceria, e ele teve tempo de avisar os guardas do perigo iminente. Cada preso pôde se agarrar a uma tora de madeira, e todos sobreviveram àquele naufrágio. No fim de tudo, carcereiros e encarcerados foram impactados pela demonstração poderosa da proteção do Céu através de um profeta de Deus que, no momento, era um prisioneiro.

Incrível, não é? Paulo fez muitas viagens durante sua vida e passou por várias aventuras. O Senhor sempre conduziu os passos dele, assim como também está disposto a conduzir os seus passos neste dia.

Se você sentir que a canoa dos seus planos está prestes a se partir, agarre-se fortemente aos braços de Deus. Ele jamais o abandonará muito menos se esquecerá de você. Confie nAquele que é capaz de livrá-lo dos pesadelos desta vida. Coloque-O em primeiro lugar e obedeça aos Seus mandamentos. Você viverá grandes aventuras com Ele. E a canoa quebrada será apenas uma bela praia para se visitar!






terça-feira, 29 de outubro de 2013

INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA DA BÍBLIA

"E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas." Oséias 3:1


"É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;" 1 Timóteo 3:2

Uma outra do próprio livro de Oséias.

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos". Oséias 4:6

É claro que um erro grotesco de interpretação bíblica como esse não é tão comum, o que o torna até certo ponto "cômico", todavia bastante preocupante se analisado por outro ângulo.
Os erros de interpretação bíblica são muitos em nossa sociedade, por isso busque o conhecimento, leia a Bíblia Sagrada.

Lembrei-me desse post, vale a pena conferir:

CONTEXTO É A BASE DO ENTENDIMENTO

TSL

AMOR PERFEITO, PERFEITO AMOR!

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

Apóstolo João

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

UMA PASSAGEM, OITO GIF's e VÁRIAS VIDAS
















 "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contenta-mento;" Eclesiastes 12:1

Gif que mostra a ação do tempo sobre as pessoas. Os gif's primeiramente mostram pessoas jovens e posteriormente uma sobrexposição com as mesmas mais velhas


      



Reflita...

POR QUALQUER MOTIVO?

"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." Gênesis 2:24


E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu- se aos confins da Judéia, além do Jordão;
E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.
Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
JESUS CRISTO


domingo, 27 de outubro de 2013

PACIÊNCIA...

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."
Isaac Newton

sábado, 26 de outubro de 2013

FELIZ SÁBADO! AMÉM!

"E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus." Ezequiel 20:20


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

BOA PROVA!

Nada melhor nesta vida do que poder realizar nossos sonhos, nossos objetivos, não é mesmo? E na verdade, não há como ser diferente porque sonhar e desejar alguma coisa é mais que naturar. É parte de todo ser humano, e se assim não fosse que graça teria. 

Nem tudo cai do céu, aquilo que nós queremos, é importante para nós, mas é preciso ir a luta com muita disposição, e isso é coisa que eu sei que não lhe falta. 

Você precisa fazer uma boa prova, então mentalize esse momento sempre com a certeza que se sairá bem. Nossa mente projeta coisas boas e ruins, então fique no lado positivo para ter sucesso e Deus que a tudo vê, virá em seu auxílio. 

Boa sorte, seja feliz nesta prova!

UMA DAS MELHORES LIÇÕES DE VIDA

Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.

Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si. 
Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. 
Os outros oito ouviram o choro. 
Diminuíram o passo e olharam para trás. 
Então viraram e voltaram. Todos eles. 
Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar". 
E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. 
O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...

Talvez os atletas fossem deficientes mentais, mas com certeza, não eram deficientes espirituais... Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos...

Autor desconheço
Colaboração: Carlos E. Della Justina

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ENEM PRA TODOS!

"Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço." Salmos 119:165.


         Acontecerá neste sábado (26) e no domingo (27), O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que terá mais uma vez a presença, significativa, dos sabatistas, aqueles que guardam o sábado conforme o mandamento do Altíssimo Criador, registrado no capítulo 20 do livro do Êxodo do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada e em outras dezenas de referências em toda Bíblia, sendo que, neste ano (2013) mais de 90.000 (noventa mil) sabatistas em todo o Brasil se inscreveram para o ENEM.
                O objetivo dessa matéria não é explicar o que são os sabatistas, mas, caso você queira conhecer mais, vale a pena clicar no post  "O ENEM E OS SABATISTAS". Na realidade, nossa intenção é esclarecer algumas possíveis dúvidas sobre o exame.
                  É difícil encontrar alguma informação na internet sobre o ENEM e sua relação com o sábado, o que, como falamos, pode gerar dúvidas. Primeiramente, podemos dizer, e isso você já sabe, que a principal diferença de você sabatista e os outros é que você ficará "preso" em uma sala até às 19h, horário de Brasília. O horário de entrada é o mesmo dos demais, no máximo até às 13h horário de Brasília (atual horário de verão brasileiro).
                 A partir das 19h, você terá quatro horas e trinta minutos para realizar a prova, concluindo 23h30minh, sempre no horário de Brasília. O ponto principal é esse, pois no demais você se encaixa ao restante dos participantes.          
                No mais, é isso pessoal, boas provas para vocês e que a Presença Sublime do Espírito Santo possa estar os guiando e os confortando, principalmente aos sabatistas que passaram por uma longa jornada de confinamento até a conclusão das provas realizadas no sábado. 


Esperança do Advento

"ATÉ QUE ENTREI NO SANTUÁRIO"

"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." Salmos 27:4.

Repetidamente, os Salmos mostram que o santuário desempenha papel importante no relacionamento entre os fiéis e Deus. Bem conhecida é a firme convicção de Davi expressa no fim do Salmo 23, de que ele “[habitaria] na Casa do Senhor para todo o sempre” (v. 6). O maior desejo de Davi no Salmo 27 era o de estar na presença do Senhor, uma presença que era mais bem experimentada no santuário. A fim de mostrar quanto amava o santuário, Davi usou ampla variedade de expressões para se referir a ele, chamando-o de casa do Senhor, templo, tabernáculo e tenda. Era ali que se podia meditar e “contemplar a beleza do Senhor” (Sl 27:4).

As atividades de Deus no santuário ilustram alguns pontos cruciais: Ele mantém seguro o adorador e o ocultará em seu tabernáculo, mesmo em tempos difíceis (Sl 27:5). Deus provê refúgio seguro e garante paz de espírito a todos os que vão à Sua presença. Essas expressões conectam a beleza de Deus ao que Ele faz por Seu povo. Além disso, o ritual do santuário com seu significado simbólico mostra a bondade e a justiça de Deus.

O objetivo final do desejo mais profundo de Davi não era simplesmente estar no santuário, mas que o Senhor estivesse presente com ele. Por isso Davi resolveu buscar a Deus (Sl 27:4, 8).

Leia o Salmo 73:1-17. Que ideias Asafe obteve depois de entrar no santuário?

No Salmo 73, Asafe abordou o problema do sofrimento. Ele não conseguia entender o aparente sucesso dos ímpios (v. 4-12) enquanto os fiéis eram afligidos. Ele mesmo quase escorregou (v. 1-3), mas entrar no santuário fez diferença (v. 13-17). Ali Asafe pôde ver o mesmo poder e glória que Davi mencionou no Salmo 63:2 e reconhecer que as condições daquele momento um dia mudariam e a justiça seria feita. Ele pôde refletir novamente sobre a verdade e receber a reafirmação de que os ímpios estão em terreno escorregadio (Sl 73:18-20) e os fiéis estão seguros (v. 21-28). Para os que buscam a Deus, o santuário se torna um lugar de confiança, uma fortaleza de vida, onde Deus os colocará “sobre uma rocha” (Sl 27:5). A partir da verdade ensinada pelo ritual do santuário, podemos realmente aprender a confiar na bondade e na justiça de Deus.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

terça-feira, 22 de outubro de 2013

22 DE OUTUBRO DE 1844 - 169 ANOS DEPOIS

Um fato interessante ocorreu enquanto Guilherme Miller, pregador batista, pregava sobre a segunda vinda de Jesus; em quase todos os quadrantes do mundo e na mesma época, surgiram pregadores com o mesmo entusiasmo e dedicação levando a mensagem de que Jesus Cristo estava voltando, sem nunca terem tido contato antes entre si. Porém, nas Américas, Miller foi o mais veemente arauto desta mensagem, e esta ganhou tamanha repercussão que em 1840 seu ministério ficou conhecido como milerismo.
   
Os fervorosos pregadores da volta de Cristo em 1844 eram quase de todas as denominações existentes, não havendo, todavia, naquela época a Igreja Adventista do Sétimo Dia (que somente se formou oficialmente, 19 anos após o “grande desapontamento” de 1844).
    
Inicialmente, com Himes e outros pregadores que aceitaram que Cristo voltaria naquela década, Miller começou a divulgar a mensagem. Tratados e folhetos foram distribuídos. O movimento de Miller adotou o tipo metodista de reuniões campais, a primeira das quais teve lugar em Boston, em maio de 1842. O movimento continuou atraindo milhares. A mensagem original incluía um elemento de tempo, sem apresentar uma data específica, mas posteriormente determinou que Jesus em 1843 voltaria à terra. Como tal fato não ocorreu, revisaram seus cálculos e, fixaram que em 22 de outubro de 1844 ocorreria o tão grande e aguardado advento de Jesus. No entanto, ficaram desapontados, pois Cristo não voltou como esperavam. E Miller, após aquele “amargo dia” (ver Apocalipse 10:10), escreveu: “Passou. E no dia seguinte parecia que todos os demônios do abismo foram soltos. As mesmas pessoas e muitas mais que estavam clamando por misericórdia dois dias antes, misturavam-se agora com a ralé, caçoando e ameaçando com blasfêmias.”

Relatos e testemunhos históricos desconhecem datas além dessas propostas por eles e, apesar do forte golpe sofrido, Miller nunca hesitou em sua crença na breve volta de Cristo. Em 10 de novembro de 1844 ele escreveu para Himes: “Fixei minha mente sobre outro tempo, e aqui pretendo permanecer até que Deus me dê mais luz – E isto é Hoje, ‘Hoje e Hoje’ até que Ele venha”. Miller continuou a pregar e a encorajar outros com a esperança cristã, embora tivesse de lutar com mais adversários e críticos.
    
Posteriormente àqueles dias, Miller escreveu: “A visão está ainda para cumprir-se no tempo determinado. (…) se tardar, espera-o porquê certamente virá Habacuque 2:3”. Esta foi sua posição sobre a segunda vinda de Cristo até sua morte aos 67 anos, em 20 de dezembro de 1849. As idéias proféticas sobre Daniel 8:14 proveniente de Miller, e sobre a volta de Jesus podem ser melhor compreendidas no contexto de um amplo movimento religioso que surgiu ao mesmo tempo na Europa e nas Américas durante o início do século XIX.
    
Apesar de ter sido um notável pregador e conhecedor das profecias e, de sua importante contribuição nos antecedentes históricos do adventismo, Miller jamais se tornou um membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pois rejeitava as doutrinas básicas da mesma como: o santuário celestial, a mortalidade da alma e a validade integral da Lei de Deus, ou seja, neste último caso ele não aceitava o quarto mandamento.
     
Com o encerramento do reavivamento milerita muitos dos ensinos relacionados as profecias de Daniel 8:14 e ao segundo advento de Jesus, daquele valoroso grupo, foram absorvidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia que surgiu oficialmente em 1863, igreja esta que continua a pregar a iminente volta de Jesus Apocalipse 10:11 sem fixar uma data específica; o que na realidade nunca fez ou pretendeu fazer. Ellen G. White, uma das pioneiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia, igualmente, nunca determinou o tempo em que Jesus Cristo voltaria.
      
Com relação aos cálculos que levaram ao dia de 22 de outubro de 1844, Miller estava correto, porém, se equivocara com o evento ou acontecimento vinculados a eles.

Fonte/Base:IASDonline


ELE TUDO VÊ!

"Pois ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus." Jó 28:24


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ANÁLISE PASTORAL DO GTA V

Brasília, DF … [ASN] O mundo dos games se surpreende com o sucesso de vendas do lançamento do Grand Theft Auto V, com foco em ações criminosas. O Guinness confirmou que o game, conhecido como GTA, foi lançado nos Estados Unidos em 17 de setembro (e 19 do mesmo mês no Brasil) e tem o recorde de produto de entretenimento com maior arrecadação em 24 horas e que mais rápido alcançou US$ 1 bilhão em vendas. O pastor adventista Diego Barreto, que mantém um podcast com comentários bíblicos para um público mais jovem chamado Biblecast, analisa os riscos de se envolver com jogos desse tipo.

Falando de virtudes de um game como esse, Barreto comenta que “não podemos negar que há muita coisa aproveitável nesse tipo de entretenimento, mas também não podemos ignorar o quanto ele pode ser muito danoso e perigoso”. Ele ressalta que games desse tipo “sandbox” favorecem a criatividade e desenvolvimento intelectual. Por outro lado, ele pontua claramente os riscos que um jogador assume ao se envolver com games dessa natureza. O tempo gasto nesse entretenimento é com certeza muito danoso. Quanto mais realista o jogo for, muito mais tempo será gasto. No caso de GTA V fala-se em no mínimo 100 horas para completar o jogo. Considere que 100 horas equivalem a 4 dias e meio de 24 horas seguidos ou divididos em horas úteis semanais, 12 dias e meio. Agora vale lembrar que quando se perde tempo em coisas desnecessárias, desperdiçamos o tempo para as coisas necessárias”, afirma.

GTA V é prejudicial, também, na avaliação do pastor porque “o jogo trata de roubos, violência, subornos, homicídios, tortura, linguajar chulo e outros crimes e há um perigo imenso em estar na companhia de um entretenimento desse”. Ele acrescenta que “a filósofa de Harvard, Sissela Bok, afirma que nossa geração esta sendo afetada por uma ‘fadiga da compaixão; a capacidade de contemplar violência com distanciamento. E isso não é nada bom, perder nossa capacidade de nos compadecermos é inclusive um sinal dos tempos segundo Mateus 24:12”.

Games em geral

Para Diego Barreto, os games são uma excelente ferramenta de entrega de conteúdo porque são interativos, interessantes, favorecem a cognição, o aprendizado e ainda são uma forma de arte. Sob a ótica da Bíblia e sem violar os princípios que ela nos oferece, é possível fazer uso dessa forma de arte para se difundir a mensagem bíblica de maneira ainda mais profunda e abarcante. Como toda mídia os jogos podem ser muito mal utilizados ou bem utilizados, pois tudo vai depender do investimento e da intenção por trás de sua criação”. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Fonte: ASN Notícias

LUGAR DA PRESENÇA

"E me farão um santuário, e habitarei no meio deles." Êxodo 25:8.

1. Qual foi o propósito do santuário terrestre no deserto? Que verdade impressionante isso nos ensina sobre o amor de Deus por nós? Êxodo 25:8.

No Jardim do Éden, o pecado rompeu o relacionamento face a face entre Deus e a humanidade. O pecado privou nossos primeiros pais da livre comunhão com Deus. No entanto, o Criador ainda desejava nos atrair a Ele e desfrutar um profundo relacionamento de aliança com a humanidade caída. Ele começou esse processo ali mesmo no Éden. Séculos mais tarde, ao salvar Israel do Egito e estabelecer o santuário e o sistema de sacrifícios, Deus tomou novamente a iniciativa de trazer a humanidade de volta à Sua presença.

O santuário, portanto, testifica do incessante desejo divino de habitar entre Seu povo. Esse é o plano de Deus (Sl 132:13, 14). Seu objetivo final é relacionamento, e o santuário foi o meio que Ele escolheu para alcançar esse fim. O santuário é a prova concreta da presença divina com Seu povo na Terra.

A partir da descrição do livro de Números capítulo 2, fica evidente que o tabernáculo estava localizado no centro do acampamento quadrado onde, normalmente, no antigo Oriente Médio, o rei colocava sua tenda. Assim, o tabernáculo simboliza que Deus é o Rei de Israel.

Os levitas, por sua vez, colocavam suas tendas ao redor do tabernáculo (Nm 1:53), e as outras tribos acampavam ao redor deles, a certa “distância”, em grupos de três (Nm 2:2). Isso ilustra de forma concreta, tanto a proximidade quanto a distância de Deus.
Outra finalidade do santuário era prover local para um sistema de adoração centralizado e divinamente ordenado. Uma vez que a presença de Deus no meio do povo era prejudicada por suas impurezas e falhas morais, Ele proveu um sistema de sacrifícios e ofertas mediante os quais pecadores poderiam viver e permanecer na presença de um Deus santo.

Assim, nesse contexto, o santuário revelou detalhes sobre o plano da redenção, que incluía não apenas os sacrifícios, mas também o ministério sacerdotal.

No santuário, o Criador do Universo (Jo 1:1-3), humilhou-Se para habitar entre pessoas sem lar, peregrinos no deserto. Como esse fato ajuda a evitar os preconceitos étnicos, sociais ou culturais contra as pessoas?


ONZE SUPERALIMENTOS QUE VOCÊ DEVERIA CONSUMIR

Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem. Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde. Para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes, selecionamos 11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta. Confira: 

Lentilhas 
A lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", diz a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp. 

Batata doce 
Muitas vezes elas são vistas com olhares tortos e cara feia. Alguns acham estranho o fato de ser doce e outros, ainda, acham que ela tem grande quantidade de calorias e por isso precisam ficar longe do prato. Mas, mesmo sendo cerca de duas vezes mais calórica do que a batata normal e que tenha também mais carboidratos, a batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado. 

Inhame 
Ele é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. Além disso, o consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido. Mas é importante que ele não fique muito tempo no fogo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas. 

Nêspera 
Popularmente chamada de ameixa-amarela, esta fruta é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. Outra propriedade da nêspera é controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando assim na prevenção contra diabetes. "Estudos ainda indicam que a nêspera apresenta triterpenos, substâncias que modulam a formação de óxido nítrico, que age nas vias respiratórias e tem efeito que pode ser benéfico no controle de bronquite, além de auxiliar no tratamento de doenças alérgicas inflamatórias como asma, rinite e sinusite", explica Bárbara. 

Acelga 
Também conhecida como couve-chinesa, essa hortaliça é extremamente versátil, pois dela aproveita-se tanto talos quanto as folhas. Além disso, ela fica ótima crua e também refogada com azeite e alho. "Além de proteger o fígado, a acelga auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina", explica a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches, da Clínica Damasceno.

Beterraba
Ela também está entre os rejeitados. Mas o que poucos sabem é que ela é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por isso, eles recomendam um copo de suco de beterraba antes de praticar atividades. 

Nabo 
Este vegetal carrega doses de vitamina C, cálcio e potássio. "Estudos mostram que possui uma substância que pode prevenir certos tipos de câncer", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, o que ajuda a digestão. 

Rabanete 
Rosa por fora e branquinho por dentro, o rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Roberta de Lucena, isso acontece graças à grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo. 

Chicória 
Ela é rica em oligossacarídeos, substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais, são os chamados probióticos. "Esta substância auxilia no bom funcionamento intestinal, tratando casos de intestino preso, diminui os níveis de toxina no intestino, auxiliando na prevenção de cânceres", explica Bárbara Rescalli Sanches. Também melhora a absorção de minerais e controla os níveis de triglicérides no sangue. Outra vantagem é a sua capacidade de desintoxicação, ou seja, auxilia na eliminação de toxinas no organismo. Além disso, constitui uma importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para utilizar nas dietas de emagrecimentos. O melhor modo para ela ser consumida é crua, para melhor aproveitar o seu valor nutritivo. 

Pitanga 
Essa pequena fruta vermelha se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Segundo Bárbara Rescalli, ela também é rica em licopeno, importante na prevenção de uma série de cânceres, como o câncer de próstata, pulmão e estômago. Para consumir essa fruta, é preciso tomar cuidado com os fungos, que se reproduzem na casca da fruta. Observe se a casca não está com uma textura áspera ou com uma cor diferente. 

Cará 
Esse tubérculo é o primo menos famoso da batata. Por ter o gosto muito parecido com o de um alimento tão popular, o cará foi deixado de lado, e poucas pessoas o colocam no prato. De acordo com Bárbara Rescalli, o cará é uma fonte de carboidratos que pode ser utilizado para a recuperação muscular após uma atividade física. Também traz benefícios para o sistema imunológico e inibe a ação maléfica de radicais livres. 

Fonte: Mundo Orgânico

domingo, 20 de outubro de 2013

PELA RELIGIÃO, SABATISTAS ESPERAM 7 HORAS EM SALA ISOLADA ANTES DO ENEM

Por motivos religiosos, candidatos que precisam guardar o sábado têm horário especial. Neste ano, 90 mil sabatistas farão o Enem

 

A judia Linda Leah Shayo acha injusto o sistema do
Enem para sabatistas como ela
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
 
Enquanto os colegas sabatistas começavam a prova do primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) às 19h em ponto, a espera de Linda Leah Shayo não havia terminado. Era preciso ainda que três estrelas despontassem no céu para que a estudante pudesse enfim iniciar sua prova naquele 3 de novembro de 2012.


Diferentemente dos adventistas, para quem o sábado de descanso termina quando o sol se põe, o shabat dos judeus só se encerra após a aparição das três estrelas, um cálculo feito com antecedência pelos rabinos. Por isso, mesmo isolada na sala de aula desde o meio-dia, horário marcado para todos os candidatos, Linda sabia que só 50 minutos depois das 19h ela estaria liberada para atividades tão corriqueiras como pegar uma caneta na mão e escrever. Nesse ínterim, a estudante podia apenas ler as questões.


Por causa de sua religião, Linda inscreveu-se para prestar a avaliação no horário especial para sabatistas. A adolescente de 17 anos e sua família seguem à risca as tradições judaicas. Aos sábados, a ex-aluna do colégio Iavne, em São Paulo, e hoje estudante de direito na Mackenzie costuma frequentar a sinagoga, ler e ficar em casa com a família. Em respeito ao shabat, os judeus ortodoxos não ligam a TV, nem a luz, o carro, o computador ou o botão do elevador. Não trabalham, nem escrevem ou carregam qualquer coisa nas mãos.

Enquanto esperava para fazer a
prova no ano passado, o
estudante adventista Kevin
Cornetti Oliveira tocou violão e
cantou com os colegas da mesma
religião Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
No sábado em que prestou o Enem em 2012, a estudante precisou passar por cima de suas crenças para realizar a prova. Foi de carro até o local do exame - um motorista a levou, para evitar que os pais dirigissem - e levou consigo a caneta e a carteira de identidade. "Tudo isso me incomodou, foi contra a minha vontade. Não achei justa a forma como o Enem impôs a prova aos judeus religiosos", diz Linda.

Para a estudante, o cansaço de permanecer sete horas em uma sala fechada, sem poder consultar qualquer material antes de iniciar a prova, também a prejudicou. Na opinião de Linda, as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas do Enem, que acontecem aos sábados, deveriam ser realizadas em outro dia da semana, ou o exame deveria ser aplicado a partir das 20h, para garantir que as estrelas já estariam visíveis no céu.

 Adventistas

Durante a longa espera para iniciar o exame em 2012, o estudante adventista Kevin Cornetti Oliveira, do terceiro ano do Colégio Adventista Ellen White, em São Paulo, tocou violão e cantou músicas de sua igreja com os colegas de prova. Minutos antes de iniciar o teste, os estudantes fizeram juntos uma oração. "Todo mundo era adventista, e o clima lá dentro era muito alegre", conta. Para os adventistas, o sábado representa um dia para viver para Deus e descansar, mas não impõe proibições como no judaísmo, e o dia de descanso acaba com o pôr- do-sol. Para Kevin, que durante os sábados costuma ir ao culto e visitar parentes e amigos, o sistema do Enem para os sabatistas é justo. "Se tivéssemos que chegar só às 19h ao local de prova, seria errado com os outros candidatos", diz.
A aluna adventista Catherine
Biondo Feitosa é uma dos 90.273
inscritos sabatistas no Enem
2013 Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Com a expectativa de realizar a prova neste ano, a aluna adventista Catherine Biondo Feitosa, 17
anos, colega de Kevin na escola, diz que está tranquila em relação ao horário de prova no sábado, apesar dos amigos que não são adventistas estranharem sua opção. "Se eu tivesse que escolher entre o Enem e o sábado, escolheria o sábado. Deus me abriria uma porta por outro lado", afirma. Catherine diz que não se importa de ter que esperar sete horas na sala de aula para prestar a prova, e que o tempo não será perdido. "Eu que escolhi ser assim. Não vou estar na igreja, mas vou fazer amizades e guardar meu sábado."


Neste ano, 90.273 sabatistas, de um total de 7,17 milhões de inscritos no Enem, farão a prova no sábado, 26 de outubro, no horário especial: 19h, com ou sem estrelas no céu.

Fonte: Terra

Duas Considerações Pessoais:
  1. Ano passado em alguns locais estudantes sabatistas não puderam entrar nem se quer com a Bíblia e o jovem Kevin Cornetti "tocou violão" ele conseguiu entrar com um violão, mas não se pode entrar com uma Bíblia? Cadê as regras bem definidas ENEM?
  2. Kevin Cornetti diz: "Se tivéssemos que chegar só às 19h ao local de prova, seria errado com os outros candidatos." Sem dúvidas que seria injusto para com os outros candidatos, entretanto dizer que "O sistema do Enem para os sabatistas é justo." Me perdoem a expressão, mas é muita tolice. Apesar de compartilharmos da mesma fé não compartilhamos do mesmo pensamento.
Contudo, deixo aqui uma última mensagem para quem vai prestar o ENEM no modelo sabatista.

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:17-18

E não esqueçam de deixar sua opinião nos comentário. Acha certo ou errado o modelo sabatista no ENEM?
TSL

SEJA NOBRE!

"Todas as almas nobres têm como ponto comum a compaixão."
Friedrich Schiller