segunda-feira, 4 de março de 2013

AZEITE DE OLIVA - OURO LÍQUIDO

azeite-de-oliva

O uso do azeite de oliva é milenar e não se sabe com exatidão sua origem. A importância do azeite foi aumentando, ao longo dos tempos, devido às múltiplas utilizações que lhe foram dadas.

Ele foi utilizado na alimentação, medicina e beleza. Muitos estudos comprovaram os efeitos benéficos do consumo de azeite de oliva, atribuído ao seu conteúdo de ácido oleico. O ácido oleico é um ácido graxo monoinsaturado, que tem propriedades benéficas na redução da oxidação do LDL. O azeite extra virgem é o único que não é extraído por solventes, mas é obtido por compressão da oliva a frio, o que não altera a natureza da semente.

O azeite ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. Também é uma fonte de vitamina E, que protege contra o câncer e doenças cardíacas. Por ser especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular. Também se acredita que o alto teor de polifenois, conhecidos por sua ação antiinflamatória e anticoagulante, contribua para evitar doenças como osteoporose e artrite.

Segundo Uma pesquisa realizada por cientistas europeus aponta que o azeite de oliva extra virgem também impede o acumulo de gordura na região abdominal, ou seja, a formação da indesejada barriga. A conclusão da pesquisa apontou a dieta rica em monoinsaturados como sendo a que retrai a distribuição de gordura da região abdominal.

Fonte: Busca Saúde

Nenhum comentário: