domingo, 30 de dezembro de 2012

O QUE ESPERAR DE 2013?

"Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a Ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais." Colossenses 1:10

Todo ano é a mesma coisa. Quando tem virada de ano, esperamos pelos fogos de artifício que embelezam o céu e nos encantam! Todo mundo desejando um feliz ano-novo. As pessoas ficam felizes. Musiquinhas são cantadas por todos os lados: “... muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender...”! Confesso que fico indignado com o capitalismo embutido nessa música. O camarada já está com o bolso cheio de dinheiro e ainda pensa em vender a saúde?

Letras de músicas à parte, pergunto-lhe: O que você espera de 2013? Ou melhor, o que 2013 pode esperar de você? Acho que é hora de deixarmos toda a festa de lado e pararmos para refletir sobre a vida. Acho que é importante uma retrospectiva do ano que termina, não só dos grandes acontecimentos, mas do que ocorreu de bom e de ruim em sua vida pessoal.

Planejamento é a palavra mais inteligente para este momento. O que você vai querer fazer de bom no próximo ano? Ir bem nos estudos/trabalho? Passar de ano sem recuperação? Estudar inglês? Ser mais bondoso com sua família? Obedecer mais a seus pais? Ler a Bíblia toda? Ler o devocional todos os dias?

Realmente, tem muitas coisas boas para fazermos. Mas também existem aquelas que devemos evitar ou até abandonar, como falar mal das pessoas, brigar na escola, falar palavrão, desobedecer aos pais, assistir a filmes ruins. Devemos eliminar todas essas coisas ruins da nossa vida, e a virada de ano é um bom momento para a tomada de decisão.

Sugiro que, com a ajuda de alguém, você faça uma lista de coisas que quer fazer no próximo ano e outra de coisas que quer deixar de fazer. Depois de rascunhar e chegar a uma lista definitiva, passe a limpo, caprichado, e coloque na porta interna do seu guarda-roupa. Assim, todas as vezes que você for se vestir, vai poder olhar a lista e ver se está longe ou perto de alcançar os objetivos.

Ah, essa lista pode ser feita por crianças e adultos. Será um bom estímulo para todos. Bom 2013 e um excelente planejamento para todos nós! Eu já fiz a minha lista!


Ivan Saraiva

Nenhum comentário: