domingo, 18 de março de 2012

A MENTIRA TEM MESMO PERNA CURTA?

"Os meus lábios nunca dirão coisas más, e a minha língua não contará mentiras." Jó 27:4

         Você costuma mentir? Está bem, vou mudar a pergunta. Você já mentiu alguma vez? Acho que todo mundo já mentiu pelo menos uma vez na vida. Minha preocupação, hoje, é com aqueles que têm o hábito de mentir. Talvez você nem saiba, mas uma mesma mentira repetida inúmeras vezes pode se tornar verdade para alguns. Isso acontece porque tem gente que diz tanta mentira sobre um mesmo assunto que seu inconsciente não sabe mais detectar o que de fato aconteceu e o que é inventado.

         Existe um milhão de tipos de mentiras; porém, a mais perniciosa, a meu ver, é a “meia verdade”. O indivíduo mistura a verdade com a mentira. É um misto do certo com o errado. Esse é o método do inimigo de Deus para nos destruir. E, infelizmente, alguns usam esse método para levar vantagem nas coisas e se beneficiar.

         Muito cuidado também com as ditas “mentirinhas” ou “mentiras brancas”, como alguns chamam. Aparentemente não fazem mal a ninguém; são detalhes, pequenas inverdades, mas que sorrateiramente minam nosso caráter. O fato é um só: qualquer tipo de mentira é pecado. Não importa quanto você tente relativizar, mentira sempre será mentira. Nada pode justificar, nada pode diminuir o erro. Pecado é pecado, lembre-se sempre disso.

         Quando eu estava no ensino médio, conheci um garoto. Vou chamá-lo de Murilo. Ele mentia tanto, tanto, mas tanto, que você não acredita. Várias vezes ele foi apanhado em contradição, mas nada o fazia mudar. O tempo passou, nossa vida percorreu outros caminhos, e um dia desses me encontrei com o rapaz. Mais maduro, mais responsável, ele me contou várias coisas que estava fazendo. Fiquei feliz por ele, mas me decepcionei quando soube que boa parte daquilo que ele me contou era mentira.

         O que parece é que esses mentirosos compulsivos não entendem que o dito popular é verdadeiro: “Mentira tem perna curta”. Ou seja, mais cedo ou mais tarde alguém vai descobrir, e aí não ficará nada bem. Tenho aprendido que o certo é sempre melhor que o errado e que a verdade é sempre melhor que a mentira. Não é fácil ficar sem mentir, mas creio que é possível. Basta nos apegarmos a Jesus. Ele sempre foi a personificação da verdade. NEle não há mentira. E quem estiver em comunhão com Ele não mentirá, jamais. Se mentira tem perna curta? Nem perna tem! Ela rasteja e para na lama. Não é lá que você quer estar, certo?

Fonte: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2011/ij032011.html#18

Nenhum comentário: