sábado, 21 de dezembro de 2024

O TÚMULO VAZIO

Qual é a relevância para nós do que é retratado em João 20:1-7? 

Jesus morreu no fim da tarde de uma sexta-feira e ressuscitou no domingo bem cedo. Como o sábado estava próximo (Jo 19:42), o sepultamento foi feito às pressas e não foi concluído. Por mais que amassem Jesus, Seus seguidores guardavam o sábado e não foram ao túmulo (Mc 16:1; Lc 23:56). Depois do sábado, as mulheres compraram especiarias para levar ao túmulo no domingo. Para surpresa delas, a pedra tinha sido removida, e o túmulo estava vazio. 

Maria Madalena chegou cedo ao túmulo. Ela correu para contar a Pedro e João o que tinha visto. Os dois homens correram para lá. João ultrapassou Pedro e chegou primeiro. Abaixando-se, viu ali caídos os lençóis (Jo 20:6, NAA) ou faixas (NVI) com os quais Jesus havia sido enrolado. Mas não entrou antes que Pedro entrasse. 

Pedro, porém, entrou e viu as faixas de linho estendidas, mas o lenço que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, cobrindo Seu rosto, estava dobrado e separado das faixas. 

Leia João 20:7-10. João viu que o lenço que cobria o rosto de Jesus estava dobrado. Por que esse fato é importante? 

João entrou, viu e creu. Por que ver as faixas e o lenço separado e dobrado levaria João a crer que Jesus havia ressuscitado dentre os mortos? 

Para responder a essa pergunta, é necessário refletir por que o túmulo estaria vazio. A resposta mais natural seria a ação de ladrões de túmulos. Mas essa explicação não pode ser aceita por três razões: (1) o túmulo estava guardado por uma escolta (Mt 27:62-66), tornando inviável o roubo; (2) ladrões de túmulos normalmente roubam objetos de valor, não corpos em decomposição; (3) ladrões de túmulos costumam agir com pressa e não se preocupam em dobrar as vestes funerárias. Não é de admirar que, quando João viu o lenço dobrado, creu que Jesus havia ressuscitado.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/a-hora-da-gloria-a-cruz-e-a-ressurreicao/#licaoQuarta

Nenhum comentário: