segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

AGRICULTURA ESPIRITUAL

Sejam também vocês pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Tiago 5:8

Ao longo dos séculos, a humanidade tem imaginado a figura de Deus de inúmeras formas. Desde a representação solene do Pantocrator da Idade Média até a versão bonachona e pós-moderna, muitas são as maneiras de descrevê-Lo. No entanto, é no princípio do Gênesis que nos deparamos com uma imagem inusitada: Deus como agricultor. Imagine um Deus com chapéu de palha, pele bronzeada, porte atlético e uma enxada na mão, plantando muda aqui, cuidando de orquídeas acolá e guiando o crescimento de videiras. Esse Deus agricultor fala muito da harmonia com a vida. 

O Éden (nome associado ao conceito de prazer) era um jardim e uma horta combinados. Em Granada, na Espanha, é comum encontrar pequenas chácaras chamadas cármenes, que são um verdadeiro deleite para aqueles que as habitam. Foi exatamente em um cenário assim que Deus colocou o ser humano para ser um jardineiro-hortelão. Aquele era um local de delícias exóticas e exuberantes, um espetáculo aos sentidos. 

Alguns me consideram um jardineiro impaciente. Embora goste de jardins e hortas, não nasci no campo, mas em uma cidade, e por isso me custa esperar. Como um bom citadino, quero que as coisas aconteçam imediatamente, mas a natureza tem seus próprios ritmos. Posso plantar tomates e ficar olhando para eles esperando que cresçam, mas isso não vai acontecer no tempo que eu quero. Preciso ter paciência e dar-lhes tempo para que cresçam e frutifiquem. 

Da mesma forma, Deus age a Seu tempo. Embora apreciemos uma religião imediatista, Ele produz apenas o melhor e o mais refinado que pode ser trazido à existência – verdadeiras delícias. Até hoje, observamos Sua obra e exclamamos como o famoso arquiteto Ludwig Mies van der Rohe: “Deus está nos detalhes!” 

Quando colho um tomate e sinto o cheiro intenso, a textura e seu vermelho brilhante, lembro-me de nosso verdadeiro lar: o novo Éden. Imagino Deus com Seu chapéu de palha, sorrindo ao me ver cuidando da terra e das plantas. Podemos aprender muito com a paciência e a harmonia com que o Agricultor universal trabalha. Portanto, siga o exemplo divino e cultive boas sementes, pois a colheita virá e trará delícias sem fim.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/agricultura-espiritual/

Nenhum comentário: