terça-feira, 24 de setembro de 2024

UM NOVO HOMEM

Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome. Salmo 103:1

Joachim era um jovem rebelde do século 17, um rapaz sem rumo em sua juventude. Ele vinha de uma família com um sobrenome alemão, Neumann, que havia sido trocado por um grego (Neander) para parecer mais elegante. O significado de ambos os sobrenomes é “novo homem”. E, de fato, Joachim acabou se tornando uma nova pessoa quando escutou um sermão que o transformou em um verdadeiro crente. Ele se tornou conhecido por sua paixão pela poesia e pela composição de hinos, e o vale onde ele costumava escrevê-los foi renomeado em sua homenagem. No entanto, o vale de Neander se tornou famoso não apenas pelos hinos de Joachim, mas também pelos restos de homens aparentemente muito antigos que foram encontrados lá: os neandertais. Uma ironia desconcertante que Joachim não poderia ter previsto. 

O hino mais famoso de Joachim, “Sejas Louvado”, é uma ode de louvor e adoração a Deus. Baseado nos Salmos 103 e 104, ele nos lembra que Deus é o criador e sustentador do Universo e de todas as suas criaturas. Contemplar Sua bondade nos renova e nos ajuda a crescer como seres humanos, respeitando Sua grandeza, agradecendo Seu perdão e seguindo Seus ensinamentos. É uma renovação que nos torna novos homens e novas mulheres. 

Ao visitar o vale de Neander, anos atrás, constatei que o lugar havia se transformado em um museu dedicado aos “homens velhos”, aos neandertais. A falta de adoração e de louvor a Deus tornou o lugar triste e sombrio. É uma lição para todos nós sobre a importância de manter a fé e a conexão com Deus em nossa vida. 

Paulo nos ensina a deixar para trás nossa velha natureza e a nos revestirmos de uma nova natureza criada por Deus. Essa transformação renova nossa mente e nos torna pessoas melhores e mais sábias. É uma jornada contínua que requer esforço e dedicação, mas que vale muito a pena. 

O Senhor é o único que pode nos renovar completamente e nos guiar para a verdadeira felicidade. Em Cristo, podemos e devemos deixar a velha vida e nos tornar novos homens e novas mulheres, renovados pela graça de Deus e aptos para o reino celestial. Nele podemos ser novas criaturas, preparadas para o novo céu e a nova terra que em breve serão realidade.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/um-novo-homem/

Nenhum comentário: