Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. Rute 1:1
Na língua hebraica, o termo Belém significa “casa do pão”. Essa cidade era um tipo de aldeia localizada sobre um monte, cerca de oito quilômetros ao sul de Jerusalém. Era também conhecida como cidade de Davi, pois ali nascera o rei-pastor. Geralmente é mencionada como Belém de Judá ou Belém- Efrata, a fim de diferenciá-la de outras cidades que tinham o mesmo nome.
Diversas histórias da Bíblia tiveram Belém como palco, mas, no Antigo Testamento, talvez a de Rute seja a mais conhecida. Noemi, Elimeleque e seus dois filhos saíram de Belém em direção a Moabe por causa da fome que se abatera sobre a cidade. Que paradoxo: faltou pão na “casa do pão”!
É preciso lembrar, no entanto, que essa ausência de pão foi causada porque o povo de Israel havia se afastado de Deus e rejeitado o alimento espiritual. A Bíblia diz que, “naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo” (Jz 21:25). O povo de Deus deu as costas ao chamado divino, correu atrás de outros deuses e terminou vazio. Como consequência, veio o juízo divino e, por meio da seca, a fome se espalhou pela terra.
Nesse contexto, a família de Noemi decidiu se mudar para Moabe, onde a situação era diferente. Cerca de 80 quilômetros separavam os dois territórios, mas havia um abismo de distância em termos de valores e culto. Os moabitas eram descendentes de Ló, inimigos do povo de Israel durante sua jornada para Canaã. Então por que buscar ajuda lá?
Infelizmente há pessoas vivendo na Belém espiritual sem ter contato com o Pão verdadeiro. Entram na igreja e saem dela, mas permanecem vazias. Assistem aos cultos e participam dos ritos, mas sem um relacionamento de amor com Jesus. Imaginam que visitar a “casa do Pão” seja suficiente. Quando as crises batem à porta, ficam desesperadas e correm para as Moabes modernas. Imaginam que o livro mais recente, as previsões do horóscopo ou a companhia de gente alegre pode saciar a fome da alma. Mas não.
Está faltando pão em sua Belém? Está faltando sentido em sua religião? Não desça para Moabe. Vá ao pé da cruz. Só Jesus satisfaz.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/belem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário