terça-feira, 4 de junho de 2024

MORTE NO NOVO TESTAMENTO

Como a descrição da morte no NT se compara com a do AT? Jo 11:11-14, 21-25; 2Tm 1:10; 1Co 15:51-54; 1Ts 4:15-17. 

AT e o NT usam o sono como símbolo da morte. Pelo menos 53 vezes na Bíblia a palavra “sono” é equiparada à morte. Os escritores bíblicos concordam que não há existência consciente em uma suposta alma imortal que deixaria o corpo após a morte. O NT reforça uma dimensão já sugerida no AT: a ressurreição gloriosa no retorno de Cristo. 

Os evangelhos enfatizam que a vida eterna está somente em Cristo. Os demônios do inferno não podem roubar dos crentes a certeza da vida eterna. Cristo venceu a morte na cruz. A sepultura não pode conter suas vítimas. A ressurreição de Cristo é a garantia de que os fiéis um dia serão ressuscitados em Seu retorno. 

Paulo declarou: “Se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a fé que vocês têm, e vocês ainda permanecem nos seus pecados. E ainda mais: os que adormeceram em Cristo estão perdidos” (1Co 15:16-18). Que sentido haveria nesses versos se os mortos já estivessem na bem-aventurança do Céu? Qual seria o sentido da expressão “estão perdidos” se os mortos já estivessem no Céu? 

Na verdade, a argumentação de Paulo é que a ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa ressurreição, e que, sem a ressurreição, “é vã a fé que [temos], e [ainda permanecemos nos nossos] pecados”, e os mortos permanecem no pó, perdidos. 

Esses versos se encaixam perfeitamente com outros textos bíblicos sobre a esperança que temos da ressurreição na volta de Jesus, quando receberemos a “herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos Céus para [nós]” (1Pe 1:4). Se, no entanto, os mortos já estão no Céu, por que Pedro falou de uma herança “reservada nos Céus”? Os fiéis do NT ansiavam a vinda de Cristo e a ressurreição dos mortos, e essa esperança os inspirou à fidelidade nas provações da vida. 

Por que a ressurreição é uma esperança poderosa para os cristãos? E se tivéssemos a cruz sem a ressurreição? Teríamos esperança?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/espiritualismo-exposto/#licaoTerca 

Nenhum comentário: