domingo, 24 de março de 2024

O CHAMADO DA ESPERA

“Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Salmos 27:14, ARC).

Leia os Salmos 27:14; 37:7, 9, 34; 39:7; 40:1; 69:6; Gálatas 5:5 e Romanos 8:18-25. O que esses textos rogam que o povo de Deus faça? 

Talvez a espera seja um dos maiores estresses da vida. Não importa quem somos, onde vivemos e a nossa condição na vida, precisamos esperar pelas coisas: filas de atendimento, consultas médicas, etc. Geralmente não gostamos de esperar, não é? O que dizer sobre esperar por Deus? A ideia de esperar no Senhor aparece nos salmos e em toda a Bíblia. A palavra usada nesse contexto é perseverança, que é o compromisso de nos recusarmos a sucumbir ao medo da decepção de que, de alguma forma, Deus não nos ajudará. O servo de Deus espera, na certeza de que Ele é fiel. Os que esperam Nele podem confiar que, se Lhe entregamos nossas preocupações, Ele as resolverá para o nosso melhor, mesmo que não vejamos necessariamente desse modo. 

Esperar no Senhor é mais do que aguardar. É um anseio que se compara à sede em uma terra seca (Sl 63:1). O salmista espera muitas bênçãos, mas seu anseio de ser levado para perto de Deus supera qualquer desejo e necessidade na vida. 

Como lemos em Paulo, nessa passagem surpreendente em Romanos, Deus e toda a criação estão esperando a renovação do mundo e o abençoado encontro de Deus e Seu povo no fim dos tempos. Ele escreveu: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8:19). Que promessa incrível! 

No entanto, enquanto esperamos a salvação final e o reencontro com Deus, assim como “toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora” (Rm 8:22), o Senhor permanece com Seu povo no presente, por meio do Espírito Santo. 

Enquanto isso, somos chamados a testemunhar (At 1:4-8) do plano da salvação, que culminará em uma nova criação. Essa nova criação é o que aguardamos, o cumprimento final de nossas esperanças como cristãos adventistas. Esse nome, adventista, contém a ideia da esperança que temos. Esperamos, mas sabemos que não é em vão. A morte e ressurreição de Cristo, na primeira vinda, são a nossa garantia de Sua segunda vinda. 

O que você espera de Deus? Como aprendemos a esperar com fé e confiança, especialmente quando aquilo pelo que estamos orando ainda não chegou?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/espere-no-senhor/ 

Nenhum comentário: